Educação

Mandaguari realiza com sucesso Seminário regional de educação

Sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mandaguari realiza com sucesso Seminário regional de educação


Ouvir matéria

O 1º Seminário de Educação da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), realizado nesta quinta-feira (14), no Centro de Convenções de Mandaguari, colocou em debate a busca de novos caminhos e muitas perspectivas, promovendo o debate, a discussão, a análise e as sugestões para melhorar os investimentos e, por consequência, a qualidade do ensino básico.

         Prefeitos, secretários de educação e vereadores, representaram os 30 municípios da Amusep no evento, organizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari. Os participantes foram recepcionados pelo prefeito Romualdo Batista e pela secretária da Educação, Esporte e Lazer, Adenise Batista Rodrigues, que é também preside a Câmara Técnica de Educação da entidade regional. O presidente da Amusep, Antônio Carlos Zampar, prefeito de Itambé, também esteve presente ao lado dos prefeitos Fábio Fumagali Vilhena (Atalaia), Edson Palotta Neto (Santa Fé), Fábio Chicarolli (Lobato), Tarciso Marques dos Reis (Paiçandu), do vice-prefeito de Munhoz de Mello, Áureo Gomes e da vice-prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado.

         Duas palestras proferidas durante o seminário foram bastante esclarecedoras para os participantes. A primeira esteve a cargo do professor José Ricardo Donatti Correa, que falou sobre a regulamentação do Plano Nacional de Educação e a atuação política dos prefeitos, abordando também o Custo Qualidade Inicial (financiamento da Educação); o regime de colaboração (o que cabe a cada uma das esferas governamentais); e a Lei de Responsabilidade Educacional.

         Já o professore Paulo Magri, que há 16 anos é secretário de Educação de Novo Horizonte (SP), mostrou caminhos para melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da educação Básica), já que seu município apresentou uma das melhores médias do País na última avaliação.

 

         Todos os assuntos debatidos serão levados aos parlamentares que representam o Estado em Brasília e também estará na pauta da XVIII Marcha dos Prefeitos a Brasília, que será realizada de 25 a 28 deste mês. 

Fonte: Novos caminhos para a educação

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03