Educação

Prefeitura irá distribuir gratuitamente uniforme escolar a mais de 3.400 alunos da Rede Municipal

Quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prefeitura irá distribuir gratuitamente uniforme escolar a mais de 3.400 alunos da Rede Municipal


Ouvir matéria

Economia para as famílias e mais conforto para os alunos. Com esses objetivos a Prefeitura de Mandaguari, através da Lei 54/2015, irá iniciar a distribuição gratuita de uniformes escolares a mais de 3400 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, desde os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Serão beneficiados alunos de 14 estabelecimentos de ensino. Escolas Municipais Francisco Romagnole Junior, Walter Antunes Pereira, Yolanda Cercal, Ary da Cunha Pereira, Angelina Teixeira e Bom Pastor. Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS): André Malacário, Casa da Amizade, João Batista Frujuelli, Orlando Rodrigues Gomes, Recanto Feliz e Terezinha Zanoni Ferreira. Pré-escolas: Mickey, Tio Patinha e Doutora Renata.

De acordo com a Lei 54/2015 será ofertado a todos os alunos da rede o uniforme padronizado para todas as instituições de ensino sob a responsabilidade do Município de Mandaguari, fornecido em duas vezes a cada ano letivo, sendo a primeira no início das aulas e a segunda no início do segundo semestre.

No segundo semestre de 2015 será entregue gratuitamente um kit de uniforme escolar para todos os alunos, com 2 camisetas e 1 short. E no começo do ano letivo de 2016 será entregue da mesma forma um kit de uniforme escolar com 2 camisetas, 1 short, 1 calça e1 blusa.

“Um dos principais objetivos é garantir tratamento igualitário a todos os estudantes da rede de ensino municipal. Isto porque, as condições econômicas das famílias dos alunos são diversas sendo que, muitas, apresentam dificuldades para aquisição de todos os materiais escolares e uniforme exigidos para cada criança todos os anos, tornando-se uma despesa onerosa em prejuízo, muita vezes, das despesas básicas” afirma o prefeito Romualdo Batista em sua justificativa para a apresentação do Projeto de Lei.

Para a secretária de educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município, Adenise Batista Rodrigues, “trata-se também da inclusão social, já que alunos cujas famílias não têm condições de adquirir o uniforme sofriam constrangimentos e, em alguns casos, são vítimas de Bullying”.

Além da inclusão social, a padronização do uniforme permitirá maior facilidade na identificação dos alunos, bem como, aumento do controle de entrada nas instituições de ensino municipais, elevando a segurança em tais locais, impedindo a eventual entrada de pessoas estranhas e não matriculadas em referidas escolas.

         A professora Andréa Moreira Batista Pavani, diretora da escola Municipal Francisco Romagnole Junior, localizada no Jardim Progresso, também destaca a importância da iniciativa. “Olhando a realidade dos nossos alunos e conversando com alguns pais da nossa comunidade, percebemos que a distribuição dos uniformes será de grande valia para os mesmos, sendo que a maioria dos nossos alunos não tem condições de adquirir o uniforme completo. Fomos interpelados várias vezes pela sociedade sobre este uniforme, pois nos municípios vizinhos, isto já é uma realidade.

APROVADO – Os familiares dos alunos comemoram a conquista. Para Rosinei de Souza, que tem filha frequentando o 4º ano na Escola Francisco Romagnole Júnior esta é uma ótima notícia. “Para mim vai ser muito bom porque sou sozinha e não tenho condições de comprar o uniforme”.

         Já Cassiana Bogado, moradora no Jardim Boa Vista e que tem filho estudando na Escola Municipal Angelina Teixeira diz que “é uma benção, porque muitas famílias não têm condições de comprar”.

A VOTAÇÃO – O projeto de Lei nº 054/2013 foi votado em sessão extraordinária na semana passada.

Votaram favoravelmente os vereadores Pedro Ricieri Navi, Valdecir Scoassábia, Jocelino Tavares, Rodrigo Sosa e o Presidente Nilton José Boti, que deu o voto desempate na votação.

 

Foram contrários os vereadores Aroldo Silvestre dos Santos, João Jorge Marques, Vilma Aparecida Pavani e Adilson Alves Maciel.

Fonte: Mais qualidade

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03