Saúde

Secretaria da Saúde faz balanço positivo da campanha de vacinação contra polio

Quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Secretaria da Saúde faz balanço positivo da campanha de vacinação contra polio


Ouvir matéria

Mandaguari apresentou balanço positivo de imunização no último sábado (15), o dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Foram imunizadas 1.162 crianças, o que representa 65,5% do total de 1.774 doses previstas. A informação foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (18) pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha prosseguirá até o dia 31 deste mês e tudo indica que a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde será cumprida pelo município. As doses estão disposição nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: jardins Cristina e Boa Vista e Esplanada, das Populares II e nas Clínicas da Criança e da Mulher do centro da cidade e do Conjunto Tancredo Neves.

O público alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no País, comemorando o 26º ano sem a doença no país.

POLIOMIELITE A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

 

Em 1994, o Brasil recebeu da Opas o Certificado da Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, juntamente com os demais países do continente americano. O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1990. O resultado foi possível devido à estratégia de vacinação adotada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que teve início em 1980.

Fonte: Campanha vai até o dia 31 de agosto

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05