Governo

Secretaria da Agricultura mostra muito trabalho em pouco mais de dois anos de existência

Terça-feira, 01 de setembro de 2015

Secretaria da Agricultura mostra muito trabalho em pouco mais de dois anos de existência


Ouvir matéria

No dia 4 de março de 2013 a Câmara Municipal de Mandaguari aprovava projeto de Lei Complementar nº 11/2013, que criando a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. E pouco mais de dois anos depois, a pasta apresentou um balanço positivo, mostrando que a atual administração tomou a decisão certa quando criou a pasta que não existia, apesar dos quase 80 anos de história de um município com agricultura forte e diversificada.

O balanço das atividades foi apresentado durante a reunião mensal que a administração municipal realiza com secretários, diretores e colaboradores. A apresentação foi feita pelo secretário Luis Felipe Cavalheiro Martvi e pelo diretor do Departamento de Abastecimento, Jonathan Osvald Silva. Hoje a pasta conta também com os departamentos de Agricultura e de Inspeção Sanitária.

Dois grandes programas estão sendo administrados pela secretaria. Um deles é programa “Estradas do Crescimento”, que já foi iniciado na Estrada do Alegre e que será levado a outras estradas rurais, totalizando 14 quilômetros de calçamento com pedras irregulares.

Outro programa de destaque é o de Revitalização da Cafeicultura, que já distribui 180 mil mudas para cerca de 30 produtores, de um total de 500 mil que deverão ser entregues até 2016.

Vale lembrar que Mandaguari cai sediar no mês de outubro próximo a solenidade de premiação do Concurso Café Qualidade Paraná 2015, quando receberá produtores e autoridades no assunto de todo o Estado.

READEQUAÇÃO – A recém-criada secretaria possui uma equipe, maquinários e caminhões que realizam o trabalho de readequação de estradas. Até o mês de agosto 350 quilômetros de estradas já haviam recebido melhorias, proporcionando melhor trafegabilidade para o transporte de produtos e beneficiando também o transporte escolar.

Estas estradas também estão sendo sinalizadas com placas de identificação, facilitando o deslocamento para as pessoas que não conhecem a zona rural do município.

PONTES – Com recursos próprios ou em parceria com a iniciativa privada, a Secretaria da Agricultura recuperou as pontes da Estrada Belém sobre o Rio Alegre; sobre o Rio Rochedo; na Estrada do Caituzinho; na Estrada Caitu e sobre o Rio Dourados.

SOLO – O preparo do solo também tem a presença da secretaria em parceria com o Governo do Estado. Em dois anos foram atendidas 141 famílias com o trator agrícola traçado equipado com grade.

ALIMENTOS – A secretaria assumiu recentemente o setor de Inspeção Sanitária, que era de responsabilidade da Saúde e já iniciou um trabalho de informação e conscientização dos produtores de alimentos a base de leite. A rotulação de alimentos vindos do campo também é outro assunto que vem sendo levado aos empreendedores rurais do município.

CALCÁRIO – O Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo, num convênio com o Estado, já distribuiu 763 toneladas do produto, beneficiando cerca de 100 produtores.

MERENDA E FEIRAS – A secretaria também participa da recepção e distribuição dos produtos da agricultura familiar destinados à merenda escolar, além de trabalhar na reorganização e estruturação das feiras do produtor. O projeto Horta nas Escolas também busca incentivar o cultivo de hortaliças no meio urbano.

CONSELHOS – A pasta da Agricultura também faz parte dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável e de Segurança Alimentar e Nutricional, recém-criada e que já realizou suas conferências municipal e estadual.

 

NOTA DO PRODUTOR – O município também foi destaque este ano em relação à emissão da Nota do Produtor Rural, outro setor ligado à secretaria. Saltou 29º para o 6º lugar na região, tornando-se de gestão fiscal no setor agrícola.

Fonte: Mais apoio aos agricultores

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 08:31:17