Educação

Mais de 450 crianças participam do Proerd em Mandaguari

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mais de 450 crianças participam do Proerd em Mandaguari


Ouvir matéria

Foram iniciadas esta semana as aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para alunos do 5º anos das seis escolas municipais e três particulares de Mandaguari. São mais de 450 alunos que terão aulas com o cabo Luiz Carlos Cock e soldado Paulo Sergio da Silva da Polícia Militar, parceira da Secretaria Municipal de Educação na realização do programa.

         O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento. O programa também possui material didático para os pais e para os instrutores, auxiliando no desenvolvimento das lições que são divididas em 12 tópicos, entre eles: cigarro, maconha, álcool, inalantes, bullying, amizade, ação pessoal e corpo humano.

Da Rede Municipal de Ensino estão participando do projeto alunos das escolas Walter Antunes Pereira, Francisco Romagnole Júnior, Bom Pastor, Ary da Cunha Pereira, Angelina Teixeira Pinheiro e Yolanda Cercal da Silva. Escolas particulares: Sagrada Família, Alfa e Primeiro Passo.

ORIGEMO Proerd teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com seis currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

 

O Programa chegou ao Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proerdianos no primeiro semestre. É tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

Fonte: Crianças longe das drogas

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38