Eventos

Adolescentes do Espaço Conviver levam carinho e alegria para o Asilo de Mandaguari

Sexta-feira, 02 de outubro de 2015

Adolescentes do Espaço Conviver levam carinho e alegria para o Asilo de Mandaguari


Ouvir matéria

No dia 1º de outubro comemorou-se o Dia do Idoso. E data importante não passou em branco para os idosos do Asilo São Vicente de Paulo de Mandaguari. Adolescentes do Espaço Conviver, projeto ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, fizeram uma visita surpresa para os idosos, levando nas mãos lembrancinhas e no coração muito carinho, atenção e alegria.

Vestidas de palhacinhas elas chegaram de surpresa e arrancaram muitos risos de pessoas que, em alguns casos, não recebem a visita nem mesmo dos familiares. A ideia foi aprovada pelos idosos e pela direção do asilo, que esperam receber mais visitas dos adolescentes.

O Dia do Idoso, que marca o data em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos. O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

         ESPAÇO CONVIVER - O Espaço Conviver atende cerca de 130 crianças e adolescentes e oferece várias oficinas, como artesanato, teatro, dança, artes marciais e outros no contraturno escolar. E desde o final de 2014 passou a realizar trabalhos também com os idosos.

         O projeto funciona provisoriamente no prédio da Fafiman (Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari), mas em breve estará de casa nova. O novo endereço será ao lado da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância), onde funcionava a o CMEI Dra. Renata.

         A obra representa um investimento de R$ 366 mil, com recursos do município. Foram reformados os 368 metros quadrados existentes e realizada uma ampliação de 130 metros quadrados. Serão entregues à comunidade 498 metros quadrados de estrutura física, que abrigará salas para secretaria e administração, artes marciais, dança, música e informática, além do refeitório, cozinha e banheiros, num projeto elaborado dentro das normas de acessibilidade.

MISSÃO O serviço tem como missão atender pessoas em situação de isolamento, vivência de violência e/ou negligência; trabalho infantil; fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); crianças e adolescentes em situação de rua; vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.

Fonte: No Dia do Idoso

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03