Eventos

Concurso Café Qualidade Paraná terá presença de mais de 400 produtores de todo Estado

Terça-feira, 13 de outubro de 2015

Concurso Café Qualidade Paraná terá presença de mais de 400 produtores de todo Estado


Ouvir matéria

O município de Mandaguari vai sediar nos dias 28 e 29 de outubro a etapa final da 13ª edição do concurso da Café Qualidade Paraná. O evento itinerante, realizado nas regiões produtoras, premia o produtor de café de qualidade diferenciada, que atende os parâmetros exigidos pelo mercado. São esperados para o evento mais de 400 produtores de todo Estado.

Para o dia 28 no período está programada uma Tarde de Campo, oportunidade em que serão demonstrados aos produtores do Paraná as tecnologias, sucessão familiar, cadeia de produção e o programa de revitalização da cafeicultura do município, mostrando a força e incentivo à cafeicultura em Mandaguari. Quatro propriedades foram escolhidas para serem visitas pela comitiva.

No mesmo dia, mas no período da noite, será realizada na Associação Atlética Cocari, a premiação dos cinco melhores cafés da região, que estarão concorrendo para a final do concurso, no dia 29 de outubro, no Centro de Convenções “Décio Bacelar”.

Os cafeicultores concorrem em três categorias - cereja descascado, natural e microlotes da pequena agricultura familiar. A competição teve início com disputas regionais, que habilitam para a prova final. Os finalistas dividirão um prêmio de R$ 30 mil e terão garantida a compra, pelo Governo do Paraná em parceria com a iniciativa privada, dos lotes por um preço no mínimo 25% superior à cotação registrada na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). No ano passado, esse ágio chegou a 100%.

Além disso, o vencedor de cada uma das categorias do concurso tem seu lote encaminhado para representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

 

O Concurso é promovido pela Câmara Setorial de Café e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (por meio das vinculadas Iapar e Emater-PR), em parceria com a Prefeitura de Mandaguari, com o apoio da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, do Consórcio Pesquisa Café, Cocari, Cooperativa Integrada, Coopacol, Cocamar, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no Estado.

Fonte: Município será o centro das atenções do setor cafeeiro

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03