Educação

Prova Brasil é aplicada para alunos da Rede Municipal de Ensino

Quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Prova Brasil é aplicada para alunos da Rede Municipal de Ensino


Ouvir matéria

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Cerca de 320 estudantes dos 5º ano de seis estabelecimentos da Rede Municipal de ensino de Mandaguari realizaram a Prova Brasil, nas áreas de linguagem e matemática. Um dos pontos importantes da avaliação é que os seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado para desenvolver e programar políticas públicas para a educação.

Nos testes aplicados os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

 

Realizaram as provas de hoje alunos das escolas municipais: Angelina Teixeira, Walter Antunes Pereira, Francisco Romagnole Júnior, Yolanda Cercal da Silva, Ary da Cunha Pereira e Bom Pastor.

Fonte: Avaliando a qualidade do ensino

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03