Saúde

Prefeitura de Mandaguari mantm alerta contra a dengue

Quinta-feira, 07 de janeiro de 2016

Prefeitura de Mandaguari mantém alerta contra a dengue


Ouvir matéria

A Prefeitura de Mandaguari, através do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, mantém o estado de alerta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, especialmente neste período chuvoso e de altas temperaturas, ambiente propício para a proliferação do mosquito.

A intenção é conscientizar a população sobre a necessidade de fazer uma faxina geral em casa e nos quintais para eliminar os potenciais criadouros do mosquito, principalmente diante dos números preocupantes do último levantamento de índice do mosquito realizado entre os dias 4 a 6 deste mês, que apresentaram índice geral de 4,01%, quando o mínimo preconizado pela Organização Mundial de Saúde é de 1%.

Os índices levantados por região da cidade foram os seguintes: Jardim Esplanada, Vila Vitória e Jardim São Marcos (6,59%); Cinco Conjuntos (5,12%); Jardim Progresso I e II e Popular I (2,24%); Jardim Cristina, Jardim Delgado e Jardim Morumbi (3,03%); Centro e Jardim Hawai (3,28%); Jardim Boa Vista, Jardim Novo Horizonte e Jardim Social (5,66%).

Por outro lado é importante salientar que é preciso colaborar com os Agentes de Combate às Endemias, que trabalham em contato direto com a população sendo considerados um dos profissionais mais importantes para garantir o sucesso do trabalho de Vigilância em Saúde. O controle da dengue, por exemplo, representa um grande desafio para gestores e profissionais de saúde, no combate ao mosquito transmissor.

No dia a dia, os agentes realizam vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, a procura de focos endêmicos. Realizam inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados; realizam aplicação de larvicidas e inseticidas e ainda oferecem orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como Dengue, Chagas, Leishmaniose e outras zoonoses em nosso município.

Os Agentes de Combate às Endemias são funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, ligados à Vigilância em Saúde e trabalham sob a coordenação do Programa de Controle da Dengue. Eles possuem habilidades e competências para fazer um levantamento do ambiente e detectar a presença do mosquito Dengue e se apresentam nas residências munidos de documentos de identificação profissional e de identificação do órgão ao qual estão lotados.

 

Receba bem o Agente de Combate a Endemias, ele é fundamental para preservação de sua saúde.

Fonte: Índice preocupa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05