Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
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Cerca de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino de Mandaguari estão participando de um projeto que têm como objetivo desenvolver as habilidades psicomotoras que auxiliarão no bom desempenho dos alunos, possibilitando a prática interdisciplinar nas diversas áreas do conhecimento.
O projeto, que está no segundo ano de implantação devido ao bom resultado do ano passado, foi reiniciado na semana passa com a entrega da apostila de psicomotricidade para todos os alunos das turmas dos 1º ano das escolas municipais Angelina Teixeira Pinheiro, Yolanda Cercal, Ary da Cunha Pereira, Bom Pastor, Francisco Romagnole Júnior e Walter Antunes Pereira.
A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver a motricidade relacionando a mente e a afetividade facilitando a estruturação do seu esquema corpóreo. Através de atividades como brincadeiras e jogos, percebe-se que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no cotidiano escolar das crianças, pois além de ter um caráter lúdico, e proporcionar entretenimento, a atividade psicomotora faz com que a criança tenha o intermédio entre a brincadeira e a realidade.
Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Quando a criança age com o conhecimento do seu próprio corpo, ela é capaz de interagir consigo e com o mundo externo. Primeiramente a criança percebe as coisas a partir de si mesma, logo após pelo o que as cerca. À medida que a criança vai percebendo essas habilidades, no qual, seu corpo a obedece, e pode usá-lo, ela se sente segura, e se desenvolverá. A criança está sempre em busca de novidades com o seu corpo para organização e estruturação do seu esquema corporal.
A psicomotricidade na escola funciona como uma prevenção de alguns distúrbios da aprendizagem, problemas corpóreos, como o de postura. O trabalho psicomotor leva em conta toda a estrutura da criança desde sua idade, as suas limitações físicas.
As atividades psicomotoras desenvolvem um equilíbrio no indivíduo promovendo estabilidade entre o corpo, espírito, afetividade, mental, caracterizando ao ser humano uma totalidade, o seu desenvolvimento por inteiro.
Fonte: Objetivo é desenvolver as habilidades psicomotoras
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