Saúde

Farmácia Básica atende mais de 200 pessoas por dia

Segunda-feira, 04 de abril de 2016


Ouvir matéria

As reformas promovidas no ano passado na sede da Secretaria de Saúde pela Prefeitura de Mandaguari promoveram avanços no atendimento à população, principalmente na Farmácia Básica, que atende uma média de mais de 200 pessoas diariamente, se levarmos em conta o levantamento do mês de janeiro último, quando foram registrados 5.598 atendimentos.

         Com a reforma, a farmácia, que tinha o balcão posicionado em frente aos setores de recepção e marcação de consultas, passou a funcionar em espaço exclusivo, com cadeiras e sistema de senha. Com isso o atendimento foi humanizado e as pessoas demoram menos tempos nas filas, pois a equipe de atendentes também foi ampliada.

         Outro diferencial é o atendimento aos pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo, que são enviados pela Regional de Saúde. Estas pessoas estão divididas em dois e tem dois sábados por mês exclusivamente para a retirada dos remédios.

         Nos itens da farmácia básica estão os medicamentos para osteoporose, hipertensos e diabéticos, além de analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, antiulcerígenos, contraceptivos e outros. Também são distribuídos medicamentos controlados: antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, estabilizadores de humor, antipsicotrópicos, além dos benzodiazepínicos, que são os sedativoshipnóticosansiolíticos e relaxantes musculares.

         Também são atendidas com medicamentos para um grupo de 20 pessoas que fazem tratamento para parar de fumar. Outro grupo ainda menor, composto de oito pessoas, também recebendo medicamentos para o combate a doenças mais raras nos dias de hoje, como tuberculose, hanseníase, Lupus, Leishmaniose e Toxoplasmose.

Fonte: Atendimento humanizado

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05