Assistência Social

CREAS vai atender em novo endereço a partir do dia 13

Sexta-feira, 08 de abril de 2016


Ouvir matéria

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Mandaguari passará a atender em novo endereço a partir do dia 13 próximo. O órgão está deixando a Avenida Presidente Vargas e se transferindo para a Avenida Firmino Corazza, 299, em frente à Igreja Presbiteriana do Brasil.

         Ligado à Secretaria de Assistência Social, o CREAS conta com uma equipe de oito pessoas, incluindo a coordenação, Psicóloga, Assistente Social, Advogada e os profissionais responsáveis pelos serviços administrativos d de transporte.

Entre as atividades do CREAS está o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI – um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O público alvo são as Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: violência física, psicológica e negligência; violência sexual, abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida proteção; adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de prestação de serviço à comunidade (PSC) e suas famílias; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

          Os profissionais do CREAS realizam dentro de uma programação prévia as seguintes atividades: entrevistas de acolhida e avaliação inicial; atendimento psicossocial (Individual familiar e em grupo); orientação jurídico social; elaboram de relatórios técnicos sobre o acompanhamento realizado; ações de mobilização e enfrentamento e visita domiciliar.

Também fazem parte da prestação de serviços do CREAS os Grupos Socioeducativos, que são famílias em descumprimento com as condicionalidades do programa Bolsa Família, numa ação realizada mensalmente. O objetivo principal é processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidade.

         O CREAS proporciona ainda o acesso ao conhecimento dos direitos e deveres da família, enquanto instituição social, pois a família tem como função social o atendimento às necessidades de seus membros, se constituindo como núcleo de proteção, afeto e garantia de sobrevivência, propiciando aos mesmos, a construção dos primeiros valores éticos e morais para o convívio em sociedade.

         Através do Grupo “Novos Olhares” de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, são programados encontros com os grupos de adolescentes, cuja tônica é a motivação social e a participação solidária na reorganização de projeto de vida, enquanto sujeito social, assim como no fortalecimento dos vínculos familiares.

Fonte: Casa nova

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03