Meio Ambiente

Descarte correto de perfurocortantes e lâmpadas fluorescentes

Quarta-feira, 01 de junho de 2016


Ouvir matéria

O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Mandaguari tem constatado que uma quantidade considerável de resíduos perfurocortantes e lâmpadas fluorescentes queimadas estão sendo descartados nas ruas, calçadas e terrenos baldios da cidade. Como este tipo de atitude pode colocar em risco não só o meio ambiente como a saúde das pessoas, é necessário prestar alguns esclarecimentos a respeito.

A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - classifica como Grupo E os resíduos que são constituídos por materiais perfurocortantes, como por exemplo, os objetos e instrumentos que contenham cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.

Em outras palavras, podemos entender como Grupo E: as lâminas de bisturi, lancetas; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri), lâminas de barbear, agulhas, , ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas e outros similares com potencial de perfuração ou de corte.

Outro cuidado especial deve ser tomado em relação às lâmpadas fluorescentes.  Apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte se torna muito complicado. A orientação é que o consumidor devolva para o estabelecimento comercial onde adquiriu o material.

Para maiores informações entrar em contado com o Departamento de Meio Ambiente do município, que funciona no térreo da sede da Prefeitura, localizada na Praça dos Três Poderes, 500.

Fonte: Meio ambiente

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03