Saúde

Meninos também serão vacinados contra HPV

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari está disponibilizando gratuitamente a partir desta segunda-feira (16) a vacina contra Papilomavírus Humano (HPV) para meninos entre 12 e 13 anos, em seis unidades de saúde do município.

A vacina estará à disposição dos seguintes locais: Clinica da Mulher do centro, USAINC do Conjunto Tancredo Neves, nas Unidades Básicas de Saúde da Popular II e dos jardins Cristina, Boa Vista e Progresso.

O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de seis em seis meses entre as aplicações. Desde 2014, a campanha passou a fazer parte do programa de imunização para meninas de 9 a 13 anos e este ano foi ampliada para até 14 anos. E de acordo com o Ministério da Saúde A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina também será ampliada gradualmente.

O HPV é um vírus cujo nome é Papiloma Vírus Humano. Sua transmissão se dá principalmente por via sexual, sendo o responsável por casos de câncer de colo de útero, além de câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe. Além disso, é também responsável pelas verrugas genitais conhecidas como condiloma acuminado. Cerca de 50% dos indivíduos, homens ou mulheres, terá contato com algum tipo de HPV após 2 anos de vida sexual ativa.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, através do telefone (44) 3233-3035.

Fonte: Imunização

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03