Obras

Compensação ambiental vai repor árvores retiradas da Praça Tiradentes

Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


Ouvir matéria

A montagem do canteiro de obras da nova Praça Tiradentes (Bom Pastor), que terá início nos próximos dias, incluiu o corte de 10 árvores. Para compensar este corte, a Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos de Mandaguari, está realizando a chamada compensação ambiental, promovendo o plantio de 60 mudas em vários pontos da região do Jardim Esplanada.

         As primeiras mudas estão sendo plantadas na Rua Mario Benedetti, ao lado do Conjunto Tancredo Neves e também na Rua Duque de Caxias, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil André Malacário. Para realizar a compensação, a Secretaria de Obras encaminhou solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, respeitando norma estabelecida pelo CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A compensação é feita por uma exigência da lei ambiental, com o objetivo de minimizar ou neutralizar os danos causados ao meio ambiente. Nesse aspecto, as ações de compensação ambiental são as grandes aliadas na aceitação da obra junto à população.

A remoção e plantio de arvores, por exemplo, é uma das ações de compensação ambiental. Uma árvore sozinha é capaz de absorver 180 quilos do gás carbônico (CO2) da atmosfera. De imediato há uma melhora considerável na qualidade do ar e diminuição da incidência de doenças cardiorrespiratórias.

Outro efeito positivo em médio prazo com o plantio de arvores é a diminuição da temperatura média da atmosfera. Com o aumento das sombras e da umidade do ar as temperaturas não chegam a níveis muito elevados.

Outra questão importante é a capacidade de absorção da água da chuva. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. As árvores ainda são capazes de diminuir ou amortecer o ruído do ambiente urbano gerado pelo trânsito ou máquinas, pois elas absorvem as ondas sonoras, por meio das folhas.

Portanto, mesmo sendo uma exigência legal, deve-se reconhecer que o cumprimento de ações de compensação ambiental pode gerar uma série de benefícios para a população. Se bem trabalhadas e bem comunicadas à população, as mudanças positivas terão seus impactos e benefícios potencializados.

Fonte: Meio Ambiente

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   15/04/2024 10:00:56