Saúde

ndice de alguns bairros coloca Mandaguari em alerta contra o mosquito da dengue

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017


Ouvir matéria

O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro pela Vigilância Sanitária de Mandaguari revela que alguns bairros de Mandaguari estão em situação de risco para a ocorrência da dengue. Diante da situação, o município está planejando ações para combater a proliferação do mosquito e afastar de vez o risco de uma epidemia de dengue, como já ocorre em outros municípios do estado, inclusive na região.

 A pesquisa, que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da doença, foi apresentada nesta quarta-feira (8). Segundo o levantamento os bairros com maio incidência de focos do mosquito são: Jardim Esplanada (6,14%), Jardim Boa Vista (4,67%), Cristina Central (3%), Jardim Progresso (2,27%), Conjunto Mandaguari (1.13%) e área central (0,78%). O índice geral do município é de 2,99%, bem menos que os 4,01% revelados em janeiro de 2016. Entretanto, o número é preocupante, uma vez que a OMS preconiza que o índice de infestação não pode ser superior a 1%.

Para articular ações em todo território nacional, o Governo Federal instalou a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia (SNCC) para gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde.

E esta semana a Secretaria de Saúde de Mandaguari recebeu uma Referência Normativa da SNCC, que orienta estados e municípios para a intensificação de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no período de vigência da Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), declarada pelo Ministério da Saúde em 11 de novembro de 2015.

A finalidade da Diretriz é estabelecer orientações para organização e a operacionalização das ações de intensificação do combate ao mosquito que devem ocorrer em todos os municípios brasileiros.

Estas orientações, ainda segundo a Diretriz, têm como objetivo auxiliar as Salas Estaduais e Municipais de Coordenação e Controle para que as ações intensificadas de combate ao mosquito reduzam o índice de infestação pelo Aedes aegypti para menos de 1% em todos os municípios brasileiros.

Os municípios deverão planejar a realização de visitas a todos os imóveis (residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, terrenos baldios etc.) e infraestruturas públicas (praças, parques, jardins, bueiros etc.) de seu território.

Em Mandaguari a Vigilância Sanitária já está se mobilizando para a operacionalização das ações determinadas na Referência Normativa da SNCC. Para que estas ações se tornem realidade será necessário o envolvimento dos órgãos públicos, entidades de classe e, principalmente da comunidade.

Fonte: Saúde Pública

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03