Assistência Social

CREAS acompanha famílias em situação de risco

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017


Ouvir matéria

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS iniciou na semana passada suas atividades de 2017 com as famílias que recebem atendimento psicossocial e orientação jurídica do principal serviço oferecido por este órgão que o Serviço de Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

E esta primeira atividade foi diferenciada e foi resultado de uma proposta apresentada pelas famílias em grupos realizados anteriormente. Justamente pelo fato de que para o CREAS a família é à base de tudo.

Para um melhor entendimento do serviço oferecido pelo CREAS, a coordenação explica que se trata da realização de orientação e acompanhamento de famílias que possuem uma ou mais pessoas em situação de risco pessoal e social, como ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, discriminação racial, étnica, etc.).

O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade; fortalecer a função protetiva das famílias; romper com ciclo de violência e indivíduos; Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos; e evitar o rompimento dos vínculos afetivos e familiares.

Outros serviços executados pelo órgão são:

Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua, dispondo de local para banho, lanche e passagem intermunicipal para aqueles que estão em tratamento de saúde ou estão de passagem provisória pela cidade; e o Serviço de Atendimento e Acompanhamento aos Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto – Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA). O acompanhamento aos adolescentes precisa estar associado a uma metodologia de superação das condições que o levaram à infração. Exige uma atuação em rede na qual são estabelecidas parcerias com as famílias, comunidade e onde são oriundos, os sistemas de administração da justiça, o sistema de garantia de defesa e garantia de direitos e os programas e serviços de atendimento. A ação socioeducativa deve pautar-se pela construção coletiva, contemplando os adolescentes em suas dimensões familiar, motoras, cognitivas, relacionais, afetivas, éticas, simbólicas, estéticas e culturais, sem discriminação étnico-racial, de gênero, orientação sexual e religião.

         SERVIÇO – O CREAS está localizado na Avenida Fermino Corazza, 229. Telefones (44) 3233-0294 e 3133-0335.

Fonte: Base de tudo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 08:31:17