Assistência Social

Mandaguari é exemplo na execução do Programa Família Paranaense

Segunda-feira, 24 de abril de 2017


Ouvir matéria

A afirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (24) no Gabinete do prefeito Romualdo Batista, pela chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Akemi Nishimori, durante a assinatura da repactuação para a continuidade do Programa Família Paranaense em Mandaguari.

         A solenidade se assinatura contou com a presença da secretária da Assistência Social de Mandaguari, Gisele Knupp e da responsável pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Jessica Simões. “Dos 29 municípios da nossa regional Mandaguari tem feito um bom trabalho, se colocando bem à frente dos demais”, afirmou Akemi. Atualmente o programa atende cerca de 70 famílias mandaguarienses.

O Programa Família Paranaense é uma estratégia de governo que visa a articulação das políticas de proteção social e das diferentes esferas de governo para diminuição da vulnerabilidade. Com isso, objetiva promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside.

É coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – SEDS, que em parceria com outras secretarias estaduais compõem a estrutura organizacional para que de forma integrada e articulada viabilizem o desenvolvimento do Programa. Está ancorado na parceria com os municípios, de modo a constituir uma rede de serviços e oportunidades a ser oferecida às famílias.

O Programa Família Paranaense traz esta responsabilidade para a Política de Assistência Social, designando atores que se responsabilizarão pela coordenação e articulação dos envolvidos, tanto no âmbito estadual e regional, por meio da SEDS seus escritórios, quanto nos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, e finalmente no âmbito local por meio da coordenação da equipe do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

Sabe-se que a condição de vulnerabilidade social das famílias é diretamente influenciada e agravada pela falta de acesso as redes de serviços. Nesta perspectiva, o Programa Família Paranaense, que tem como principal objetivo  promover a melhoria das condições de vida das famílias, e promove um remodelamento de acesso integrados aos serviços e ações existentes e a possibilidade de expansão da oferta como pressuposto de garantia de direitos, bem-estar e possibilitando a potencialização da autonomia nas famílias.

Esta rede é complexa necessitando ser fortalecida constantemente, pois no decorrer do processo outras secretarias e órgãos dos governos estadual e municipal podem integrar-se ao Programa, também pode ser promovido o envolvimento das entidades sociais e da iniciativa privada, no sentido de melhor atender as demandas das famílias.

O Programa tem como pressuposto desenvolver um trabalho intersetorial que deverá ser incorporado pelos diferentes atores locais, municipais, regionais e estaduais. Adotar essa metodologia requer a atitude de se organizar intersetorialmente com um objetivo comum de desafiar os profissionais a olharem para cada família com suas diferentes vulnerabilidades sociais e considerarem as potencialidades tanto da família como do território em que vivem, e desse modo, construir coletivamente um processo de intervenção propondo ações conjuntas e articuladas.

Assim, para que seja possível executar o Programa, de maneira flexível e adaptada às condições, capacidades e limitações locais, a existência de redes de serviços é fundamental. A configuração desta rede indica a existência de uma retaguarda de serviços e apoio, estruturando-se em diferentes políticas públicas que ofertam uma série de serviços, pelas diferentes esferas de governo nas áreas de assistência social; saúde; agricultura e abastecimento; habitação, saneamento e energia elétrica; educação; segurança alimentar e nutricional; esporte, lazer e cultura; trabalho e qualificação profissional; ciência e tecnologia; segurança pública e justiça; e desenvolvimento urbano e meio ambiente, entre outras.

Entretanto, dar respostas adequadas e eficazes a estas demandas depende da disponibilidade desses serviços, para que possam funcionar como um conjunto de ações adequadas às necessidades das famílias e de sua respectiva comunidade.

A metodologia de trabalho intersetorial dissemina a implementação de um novo modelo de governar, pautado no desenvolvimento das competências de gestão, da inovação dos métodos de trabalho objetivando a intersetorialidade das ações e a integração das estruturas de governo, direcionando o foco e a prioridade para as localidades e às famílias que mais precisam.

A metodologia do Programa Família Paranaense é desenvolvida intersetorialmente por meio do Arranjo de Gestão, da execução por meio dos instrumentos de gestão, da busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade social para inclusão no Cadastro Único e do Plano de Ação Intersetorial da Família.

Fonte: Assistência

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05