Município

Reabertura da ?Terra Roxa? com tarifa zero um momento histrico para Mandaguari

Quarta-feira, 26 de julho de 2017


Ouvir matéria

Mais um fato histórico aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) para marcar os 80 anos de Mandaguari. O movimento Mandaguari Tarifa Zero, autoridades e representantes da comunidade participaram da reabertura da Estrada Terra Roxa - no trecho que oferece rota alternativa ao pedágio, onde foi instalada uma cancela que a partir de agora permite passagem sem custo para veículos de Mandaguari.

O ato simbólico contou com a pr5esença dos prefeitos de Mandaguari, Romualdo Batista e de Marialva, Vitor Martini, além de representantes do Legislativo dos dois municípios e da comunidade. “É um momento histórico para Mandaguari no ano em que comemora 80 anos, resultado de uma luta popular que ganhou corpo e apoio dos poderes constituídos e que beneficia a todos os mandaguarienses”, ressaltou o prefeito.

A cancela da Estrada Terra Roxa foi instalada pela concessionária de rodovias Viapar. “Depois de meses de manifestações, debates e negociações, finalmente o nosso sonho está se tornando realidade e para nós é uma honra dividir com toda a nossa comunidade essa conquista histórica para o nosso município”, frisou um dos integrantes do Movimento Tarifa Zero, Alexandre Stroher.

A estrada rural, que fica na divisa entre Mandaguari e Marialva, estava fechada desde o dia 7 de julho, quando o acordo entre Viapar e Mandaguari que possibilita descontos na tarifa de pedágio começou a vigorar. Desde então, equipes da concessionária começaram a trabalhar para instalar as cancelas. As obras chegaram a ser interrompidas no dia 12, quando a Prefeitura de Marialva afirmou que não concordava com o fechamento do trecho, porém as partes envolvidas chegaram a um entendimento e a instalação foi retomada, após um encontro entre os prefeitos dos dois municípios.

Segundo comunicado do Movimento Tarifa Zero, com a reabertura da estrada, moradores de Mandaguari poderão ir a Maringá sem pagar a tarifa de pedágio, caso optem por passar pela “Terra Roxa”. Os motoristas locais ainda podem utilizar a praça de pedágio pagando tarifa reduzida – há desconto de 80% para carros e 75% para motos, ônibus e caminhões de até três eixos, concedido mediante a compra de cupons. Cada morador tem direito a dez cupons por mês ou opção para a instalação do TAG, em que o número de passagens com desconto é ilimitado, mas há cobrança de mensalidade referente aos custos operacionais do serviço prestado pelas empresas terceirizadas.

Ainda de acordo com o movimento, nos dois casos - cupons ou TAG -, é necessário realizar o cadastramento do veículo junto à ARD (Agência Regional de Desenvolvimento), que a partir desta semana passa a atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A agência está localizada na Avenida Amazonas, no antigo prédio do Sicredi. Para mais informações, o telefone de contato é (44) 3233-3990.  

Fonte: União de esforços

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03