Meio Ambiente

Mandaguari terá novo caminhão para reforçar coleta seletiva

Quinta-feira, 03 de agosto de 2017


Ouvir matéria

O município de Mandaguari, que tem se destacado no estado no trabalho de reciclagem do lixo, vai receber nos próximos dias mais um reforço para aprimorar ainda mais a coleta seletiva. Esta semana o prefeito Romualdo Batista recebeu anunciou a liberação de um caminhão para o setor, que será repassado através de um termo de cessão de uso para a Acaman (Associação dos Catadores de Mandaguari).

O caminhão, viabilizado através do trabalho parlamentar do deputado estadual Doutor Batista, representa um investimento foi de R$ 250 mil e faz parte de um convênio do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Com esse novo equipamento, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente, bem como irá trazer mais segurança aos catadores e facilidade no transporte.”, enfatiza o prefeito Romualdo Batista, que recebeu a informação no seu Gabinete esta semana durante visita do coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto.

 

COLETA SELETIVA

Atualmente no Brasil apenas 18% dos municípios têm coleta seletiva, enquanto no Paraná são 50%, entre eles Mandaguari, que recentemente recebeu o prêmio Gestor Público Paraná, uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná – SINDAFEP –, que visa reconhecer e contemplar o desenvolvimento de boas práticas administrativas e projetos de administração pública que resultaram em benefícios para as cidades, estimulando seu crescimento social e econômico. Mandaguari venceu o Prêmio Gestão Ambiental, com no Projeto de Inclusão Social e Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável em Mandaguari (Cataman), numa parceria que envolve a Acaman (Associação dos Catadores de Mandaguari), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria, Turismo e Meio Ambiente.

 

MATERIAL RECICLÁVEL

Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até a erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.

A reciclagem é essencial para a economia de recursos naturais como a água e energia, recursos que estão cada vez mais escassos, e, sobretudo para diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado.

Fonte: Sustentabilidade

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05