Saúde

Doação de leite materno: uma ação que salva vidas

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017


Ouvir matéria

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade infantil, pois diminui a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos. Estima-se que o aleitamento materno reduza em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. Mas existem mães que não possuem leite suficiente para alimentar seus filhos e que dependem do banco de leite materno de Mandaguari.

No banco de leite materno do município, são repassadas todas as orientações para as gestantes e doadoras, além de ser entregue um kit completo cedido pelo Hospital Universitário de Maringá e acompanha todo processo e a manutenção do leite em geladeira específica e na temperatura ideal para conservá-lo.

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Não existe quantidade mínima para fazer a doação. Um pote de 300 ml pode alimentar até 10 recém-nascidos internados. Por isso, a mulher não precisa se preocupar em encher o pote para fazer a doação.

Antes da coleta, é aconselhável que a doadora faça higiene pessoal, cubra os cabelos com lenço ou touca, use pano ou máscara sobre o nariz e boca, lave bem as mãos e braços até o cotovelo, com bastante água e sabão. As mamas devem ser lavadas apenas com água e, em seguida, secadas com toalha limpa.

O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo. O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano mais próximo da sua casa.

 

SERVIÇO

         Informações podem ser obtidas na Clínica da Mulher do centro de Mandaguari, localizada na Rua Manoel Antunes Pereira, esquina com a Rua Padre Antônio Lock. Telefone (44) 3233-2982.

Fonte: Mais Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03