Desenvolvimento Econômico

Mandaguari adere ao Comitê Territorial de Desenvolvimento

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017


Ouvir matéria

O município de Mandaguari participou recentemente de num encontro de líderes que marcou a instalação do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, no noroeste do Paraná. O município esteve presentado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Ivan Moraes, pelo diretor da pasta, Jaime Paulino, pela agente de microcrédito local, Marcela Rocha e Felipe Paiva, da Sala do Empreendedor.

O evento, realizado no Escritório Regional do SEBRAE em Maringá e teve a presença de prefeitos, secretários municipais, empresários, empreendedores e líderes, que representam entidades públicas e privadas, o evento será realizado na sede do Escritório Regional do SEBRAE, em Maringá.

A partir das experiências de representantes de vários segmentos da sociedade e das necessidades identificadas para impulsionar o setor produtivo, o Comitê vai planejar ações para desenvolver o ambiente de negócios na região. Principalmente, para as empresas de micro, pequeno e médio portes, além dos microempreendedores individuais.

Segundo Luiz Carlos da Silva, gerente Regional do SEBRAE, para o noroeste do Paraná, “um dos focos do Comitê será trabalhar para criar condições de acesso ao crédito e às licitações do setor público. Outro será sugerir formar para desburocratizar a gestão das empresas”.

 

EM MANDAGUARI

         O município de já vem trabalhando e criando ambiente para o desenvolvimento dos pequenos negócios e também abrindo caminhos para que os microempreendedores possam participar das licitações. Em julho de 2016, a Prefeitura iniciou um programa com o objetivo de aprimorar e organizar suas rotinas do setor de licitação para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas à concessão de serviços públicos para o Município, atendendo os preceitos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para tanto servidores e empresários do município receberam capacitação para aprimorar os conhecimentos sobre a lei e o sistema de licitação numa parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O objetivo da estratégia é proporcionar maior abertura à participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos empreendimentos na cidade, estimulando seu crescimento, potencialidades e, consequentemente, o desenvolvimento da economia local.

         Em maio deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico celebrou contrato relativo ao Edital do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo SEBRAE/PR e que contemplou apenas 130 dos 399 municípios do Paraná. Mandaguari participou por um ano do programa e agora foi contemplada para este novo ciclo, que terá a duração de quatro anos.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico do município, Ivan Moraes, “o objetivo do programa em sua implantação é promover o desenvolvimento local fundamentado na Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estimulando o empreendedorismo, formalização de empresas, melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento das micro e pequenas empresas, formação de parcerias com setores públicos e privados, aumento da arrecadação municipal sem aumento da carga tributária e consequente geração de emprego e renda”.

         Mandaguari tem avançado significativamente nos últimos quatro anos no apoio aos micros e pequenos empreendedores. Primeiro foi a implantação da Sala do Empreendedor e, em seguida o Ponto de Atendimento, ambos os projetos efetivados através de parceria entre a Parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE-PR, além da Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari (Aceman). Agência Regional de Desenvolvimento (ARD) e Sicredi Agroempresarial PR/SP.

Fonte: Empreendedorismo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05