Saúde

DIA D: Vacina da dengue vai bater na sua porta neste sbado

Sexta-feira, 20 de outubro de 2017


Ouvir matéria

Este sábado, 21 de outubro, será o “Dia D” de vacinação contra a dengue em 30 municípios do Paraná, entre eles Mandaguari. Durante o dia, três unidades de saúde e a sede da Secretaria de saúde estarão abertas das 8h00 às 15h00 estarão abertas para facilitar o acesso da população à vacina. Além disso, haverá também a vacinação de porta em porta, também chamado pelos profissionais área de uma prestação de serviço extra-muro.

É a terceira etapa deste importante passo que Secretaria deu para a saúde da população mandaguariense, já que, até agora foram vacinados apenas 18% do público alvo. O objetivo é vacinar quase 7.257 pessoas, mas até o último levantamento, apenas 1.295 haviam sido imunizadas. A campanha vai até o dia 27 de outubro e é voltada a pessoas de 15 a 27 anos. Mais uma vez o apelo é para que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha busquem um ponto de vacinação e aproveitem esse benefício.

Estarão abertas das 8h00 às 15h00 horas deste sábado a Unidade de Atendimento do Programa Saúde da Família (UAPSF) localizada no Conjunto Tancredo Neves, a Clínica da Mulher do Centro, que inaugura nesta sexta-feira (20) ao lado da Secretaria de Saúde e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Progresso.

 “Essa é mais uma estratégia adotada de maneira pioneira pelo Paraná para enfrentar a dengue. O que precisamos agora é da adesão da população para que a gente não precise enfrentar mais uma epidemia da doença e, principalmente, os óbitos que a ela pode ocasionar”, alerta o secretário de Saúde, Josias Gonçalves.

COMPLETAR - Quem tomou a primeira ou a segunda dose nas outras etapas da campanha está sendo lembrado sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. Foram adotadas diversas estratégias como mensagens de texto, ligações, e-mails para lembrar a população sobre a nova dose.

CUIDADOS – Independente da vacinação, os cuidados básicos com a dengue não devem ser deixados de lado. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas eliminem focos de água parada, que podem servir como criadouros para o Aedes aegypti. A recomendação se mantém. As pessoas devem reservar um momento semanal para verificar suas casas e locais de trabalho e fazer a remoção de qualquer possível criadouro do mosquito. Desde agosto deste ano até o dia 10 de outubro foram 71 casos de dengue em todo o Estado.

Fonte: Imunização

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05