Variedades

Verão começa hoje

Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017


Ouvir matéria

O verão começa oficialmente hoje (21 de dezembro), às 14h28, e vai até 13h15 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas. Astronomicamente o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão às 14h28 do dia 21 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno.

Climatologicamente as características do verão começaram a ser sentidas no Brasil desde a virada de novembro para dezembro. A organização do corredor de umidade do Norte para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o estabelecimento da circulação da Alta da Bolívia e a formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - fizeram com que a chuva voltasse a cair forte e volumosa sobre estas Regiões e também sobre parte do Nordeste.

A expectativa sobre o comportamento da chuva e da temperatura é maior em relação ao verão do que nas outras estações. É a chuva do verão que vai garantir o abastecimento de água para o consumo, para a produção agrícola, industrial e de energia hidrelétrica. O calor e o sol do verão movimentam diversos setores da economia.

 

Situação dos oceanos

A análise da temperatura da água do mar é fundamental para fazer a previsão climática para uma estação.

O oceano Pacífico Equatorial está em La Niña Advisory. Isto quer dizer que a temperatura está abaixo do normal, mas tecnicamente não podemos afirmar que o evento La Niña se configurou. Mesmo sem um La Niña estabelecido, o resfriamento do Pacífico Equatorial terá influência na chuva e na temperatura no Brasil durante o verão 2017/2018 e o efeito é a favor da chuva.

No Atlântico Norte já se observa uma tendência de aquecimento próximo da costa norte do Brasil, o que favorece a aproximação das áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical -, que é outro sistema meteorológico típico do verão, como a ZCAS, e importantíssimo para a chuva sobre o Nordeste.

 

Alguns destaques para o verão 2017/2018

- A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes

- Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro

- O Sul do Brasil, em média, deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco

- Região Norte terá muita chuva neste verão

- Nordeste terá muito calor e pouca chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente

- Grande pressão para pragas e doenças na agricultura

- Provavelmente teremos uma temporada de muitos mosquitos

 

Fonte: Climatempo

 

Fonte: Climatempo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03