Saúde

PAM realizou mais de 50 mil atendimentos em 2017

Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018


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Segundo Levantamento divulgado pela direção do PAM (Pronto Atendimento Municipal) de Mandaguari, a unidade de saúde realizou 50.434 atendimentos no ano de 2017. O mês com maior número de procedimentos foi o de setembro, quando foram efetuados 4.993 atendimentos. A média diária foi de 138 pessoas por dia.

“Nós estamos nos adequando e organizando internamente o PAM, num trabalho que visa melhorar cada vez mais o atendimento para os usuários do sistema público de saúde”, frisa a diretora da unidade, Deise Vernilo. Por outro lado, existe a intenção de transformar o PAM em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Já estamos reivindicando junto ao Ministério da Saúde esta transformação, porque entendemos que temos uma bola estrutura e equipes para iniciar o trabalho como, por exemplo, o atendimento com dois médicos em todas as escalas diariamente”, o prefeito Romualdo Batista.

         Em relação ao ano de 2016, quando foram realizados 54.099 atendimentos, houve uma queda de 7%, justificada pela reforma e ampliação de antigas Unidades Básicas de Saúde e a construção de quatro novas. Estas unidades também possuem atendimento médico e equipes de Agentes Comunitários de Saúde, No caso da unidade do Jardim Boa Vista, horário de atendimento foi estendido para o período noturno.

        

        

EQUIPE

         De acordo com a direção do PAM, a unidade conta hoje com 6 recepcionistas; 1 vigia noturno (mais um que cobre as folgas); 5 colaboradores de serviços gerais; 9 motoristas; 17 auxiliares de enfermagem; 9 enfermeiros; 1 farmacêutica; 4 técnicos em Raio-X; 1 administrativo; 1 diretora administrativa; 10 motoristas e 25 médicos, mas que pode variar de acordo com a disponibilidade de escala.

 

INFORMATIZAÇÃO

         A Prefeitura de Mandaguari já promoveu a interligação do PAM com algumas Unidades Básicas de Saúde. O novo serviço cria um prontuário único, que possibilita o acesso ao histórico dos pacientes em qualquer unidade de saúde do município em tempo real. Com essa ferramenta da informática, a equipe multiprofissional tem acesso a todos os procedimentos de saúde realizados anteriormente, aperfeiçoando as condições de avaliar o paciente. Também é possível fazer o controle eficaz da distribuição de medicamentos e o gerenciamento de exames laboratoriais. Os funcionários registram as informações no sistema em tempo real via web, garantindo segurança tanto para usuários quanto para as unidades de saúde.

Outra vantagem do uso da tecnologia que já existe no PAM é o armazenamento de dados, que possibilita à Secretaria de Saúde ter acesso a dados estatísticos para realizar de maneira mais eficiente e rápida o planejamento e as estratégias para o setor. Com estes dados armazenados, o sistema poderá informar quantos pacientes estão em atendimento ou foram atendidos em determinado horário, por faixa etária, bairro e sexo, por exemplo.  

Fonte: Saúde Pública

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