Saúde

Saúde realiza teste de acuidade visual na escolas municipais

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari, com apoio da Secretaria de Educação, está realizando testes de Acuidade Visual na escolas da rede municipal de educação de Mandaguari. Na última sexta-feira (23) pela manhã os testes foram realizados por uma equipe de cinco enfermeiros nas escolas Romagnole Júnior e Walter Antunes Pereira, ambas no período da manhã.

O objetivo é a identificação de problemas visuais nos alunos matriculados nas escolas municipais. A acuidade visual colabora essencialmente para o aprendizado básico das crianças em idade escolar. Estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia consideram que cerca de 10% dessas crianças necessitam do uso de óculos já que são afetadas pelos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

Problemas de visão atrapalham em muito o desempenho acadêmico dos alunos, por isso os pais e professores devem sempre estar atentos para ver se os alunos apresentam os seguintes sintomas:

 

·        Dor de cabeça;

·        Olhos lacrimejantes e irritados;

·        Inclinação persistente de cabeça;

·        Piscar contínuo dos olhos;

·        Desvio Ocular (Olho Estrábico);

·        Testa franzida ou olhos semicerrados;

·        Arregalar os olhos;

·        Afastar os objetos ou aproximar-se muito deles;

·        Secreção no olho;

·        Crostas nos Cílios;

·        Sensibilidade excessiva à luz;

·        Alterações Pupilares.

 

Tudo isso atrapalha o aluno no momento de ler, de fazer suas tarefas, de copiar do quadro, de prestar atenção na aula e assim por diante. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de abandono escolar são ligados a problemas de visão que os alunos apresentam. 30% das crianças possuem algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos.

Fonte: Prevenção

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03