Município

Revitalizao da Praa Tiradentes ser inaugurada na sexta-feira (2)

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


Ouvir matéria

As famílias de Mandaguari vão ganhar uma nova Praça Tiradentes (Bom Pastor) a partir da próxima sexta-feira (2 de março), com a inauguração, a partir das 17 horas, da revitalização e modernização daquele espaço público, que se transforma num verdadeiro centro de convivência para todas as gerações.

Trata-se de uma das mais antigas e conhecidas de Mandaguari, que está sendo revitalizada através de numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura. Inaugurada na década de 1960, a praça necessitava de melhorias há anos. O projeto arquitetônico transformou o local num centro de convivência para toda a comunidade, contando com paisagismo e piso diferenciado e contará com playground infantil, além de mesas para jogos e área para recreação infantil. O novo ambiente proporcionará condições ideais o convívio harmonioso de todas as gerações. “Estamos devolvendo mais uma praça às famílias, assim como já aconteceu com outros espaços, como por exemplo as praças Independência, que ganhou playground e nos próximos dias terá um ATI, além das menores como no caso da Praça do Povo, no Conjunto Max Kauffman (Popular I)”, frisa o prefeito Romualdo Batista.

Suas construções com arquitetura moderna abrigarão cinco quiosques individuais cada, com banheiros e área coberta para o atendimento dos clientes. Outro fator interessante é que o Ponto de Táxi será integrado à praça. A praça é dotada de iluminação especial com lâmpadas de LED, sendo uma das primeiras da região a implantar este sistema, que proporciona economia de energia, durabilidade, segurança e conforto tanto para as famílias que frequentarão o local.

 

HISTÓRIA

         Um dos mais antigos espaços públicos de Mandaguari, a Praça Tiradentes que, apesar do nome, é chamada por todos de Bom Pastor, por conta da Paróquia do mesmo nome localizada em frente ao espaço, foi inaugurada oficialmente na década de 1960. O nome de Tiradentes, no entanto, foi aprovado pela Câmara Municipal em abril de 1955, na administração de João Ernesto Ferreira. Era a Praça da Estação (André Rebouças) e passou então a se chamar Tiradentes, conforme Lei Municipal 3/55.

 

ESPAÇO IMPORTANTE

A importância das praças como local público vem desde a antiguidade. As cidades eram construídas partindo de um centro de convivência e de encontros que determinava toda a distribuição do espaço. A importância histórica das praças é comumente lembrada em livros da atualidade ao mencionar as ágoras gregas e os fóruns romanos, demonstrando o espaço como local de intensa manifestação popular. No Brasil, as praças que se assemelham às celebradas praças medievais são raras, aqui o espaço seco é caracterizado com largo, pátio e outros.

A praça é um local de beleza, memória, constituindo a alma da cidade. Nela se encontram marcos referenciais, projetos paisagísticos que estimulam o convívio. Hoje em dia, além de se constituírem de um espaço não construído dentro da malha urbana elas carregam diversas funções e benefícios ao bem estar social. Rompem a homogeneidade urbana como pontos de descompressão entre as edificações que as envolvem.

Fonte: Centro de Convivência

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05