Educação

Base Nacional Curricular o tema do IV Seminrio da Educao da Regio da Amusep

Sexta-feira, 06 de abril de 2018


Ouvir matéria

Da Assessoria Amusep

 

Um dia inteiro voltado para debater os detalhes e esclarecer dúvidas sobre a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É o objetivo do IV Seminário Regional da Educação a ser realizado no próximo dia 18, no campus do Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá. As atividades vão começar às 8h30. A promoção é da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A coordenadora da Câmara Técnica da Amusep, secretária de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que o tema do Seminário mobiliza o País. “Por entrar em vigor no ano letivo de 2019, precisamos ajustar nossos currículos e capacitar nossos professores e o corpo técnico, de acordo com as determinações da Base”, ressalta. A diretora de Articulação Undime, no Paraná, secretária de Educação de Maringá, Valkíria Trindade de Almeida Santos, acrescenta que a entidade também se prepara para oferecer o apoio necessário aos municípios. “Temos que unir esforços para que a implantação ocorra da melhor maneira possível”, afirma.

De acordo com Adenise, cada um dos 30 municípios da região da Amusep vai poder inscrever até 10 pessoas. A confirmação dos participantes precisa ser feita até o dia 10 de abril. A relação dos nomes deve ser enviada para o endereço eletrônico jr.donatti.correa@hotmail.com.

 

Início em 2019

Homologada no dia 20 de dezembro do ano passado, a BNCC vai entrar em vigor no ano letivo de 2019. O documento vale para todo o País. A proposta é aproximar o ensino das escolas públicas e privadas de ensino infantil e fundamental em todas as regiões do Brasil. Outra meta é reduzir disparidades encontradas entre os currículos adotados nos estados brasileiros. “É preciso uniformizar e padronizar os conteúdos repassados aos alunos, independentemente, se estão matriculados na rede oficial ou particular. Se estudam no Norte ou no Sul”, defende o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

 

SERVIÇO

IV Seminário Regional da Educação

Data: 18 de abril

Horário: Das 8h30 às 17h30

Local: Campus da Uningá

Endereço: Rodovia PR-317, 6.114, Maringá, na saída para Iguaraçu

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Credenciamento

9h15 - Solenidade de abertura

9h50 - Informes da Câmara Técnica da Educação da Amusep e da Undime-PR

10 horas - Palestra: “A BNCC no Processo de Construção da Educação Brasileira: aspectos históricos e metodológicos”

12 horas - Intervalo para o almoço

13 horas - Apresentação Cultural

13h30 - Palestra: “A BNCC para a Educação Infantil”

13h30 - Palestra: “A BNCC para o Ensino Fundamental”

13h30 - Debate e Atualização das Demandas Municipalistas: uma ação política concreta

17 horas - Encerramento

Fonte: Esclarecendo e debatendo

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   15/04/2024 10:00:56