Assistncia Social

Mandaguari est entre trs cidades do Paran selecionadas para mostra nacional na rea social

Terça-feira, 15 de maio de 2018


Ouvir matéria

O Município de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social encaminhou o relato de experiência “Parâmetros municipais básicos que contribuam na implementação e implantação de um Sistema Municipal de Vigilância Socioassistencial”, para o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, para participar da seleção dos municípios para participação na “2ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial”.

E o trabalho do município foi reconhecido pelo Ministério e está entre os três selecionados no Estado para participar da Mostra, que será realizada no período de 19 a 21 de junho, em Brasília, durante o XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial. Do Paraná, além de Mandaguari, foram selecionadas experiências de Curitiba e Londrina. Foram recebidas pelo MDS 133 experiências de 110 municípios diferentes, além de 13 experiências estaduais. Mandaguari está numa lista nacional de 35 municípios.

 

A EXPERIÊNCIA

A experiência “Parâmetros municipais básicos que contribuam na implementação e implantação de um Sistema Municipal de Vigilância Socioassistencial”, tem como objetivo padronizar a coleta de informações buscando qualificar a execução da Política Municipal de Assistência Social de Mandaguari, alcançando desta forma elaborar e implantar o relatório mensal de atividades nas unidades governamentais e da sociedade civil, coletar, sistematizar e analisar os dados colhidos, com intuito de dar subsídios para o planejamento da política no município e acompanhar e monitorar a qualidade das ações ofertadas à população, bem como se a mesma tem causado o impacto social esperado.

Contou na proposta encaminhada ao governo federal como o município vem trabalhando com a vigilância socioassistencial, desde o ano de 2011, quando foi elaborado a primeira minuta de relatório mensal de atividades das unidades socioassistenciais, governamentais e não governamentais.

No que se refere aos resultados, a Secretaria Municipal de Assistência Social não possuía nenhum dado sistematizado e analisado das ações realizadas em âmbito municipal. Desta forma, foram atingidos patamares jamais alcançados anteriormente, tais como: quantidade de reuniões e capacitações realizadas, bem como quantidade de profissionais, perfil dos usuários atendidos, quantidade de usuários atendidos mensalmente e sua frequência, alcance das metas e indicadores de resultados, entre outros, todos esses sendo devidamente registrados.

A partir do ano de 2011, percebemos que as unidades, principalmente as organizações da sociedade civil, ampliação o nível de organização e coleta de dados internos. Prova disto, são saberem realmente a quantidade de usuários atendidos, bem como frequência dos mesmos nas atividades, perfil das famílias atendidas, entre outros.

Todas essas informações são discutidas pelo Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, bem como com o Ministério Público e balizam, principalmente, o estabelecimento de termos de parceria com as organizações da sociedade civil.

Fonte: Reconhecimento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03