Saúde

Sade realiza treinamento em Central de Material Esterilizado

Segunda-feira, 02 de julho de 2018


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde do Município, por intermédio dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, realizou no final do mês de junho treinamento em Central de Material Esterilizado (CME), com palestra ministrada pela enfermeira Svikas de Oliveira, da 15ª Regional de Saúde de Maringá.

A CME o objetivo tem como atividades principais a limpeza, acondicionamento, esterilização e distribuição de todos os artigos médicos hospitalares. A infecção hospitalar representa a quarta maior causa de óbitos em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, fungos, vírus e bactérias matam cerca de cem mil pessoas todos os anos. O assunto preocupa hospitais da rede pública e privada pela alta taxa de contágio, que chega a 15% de todos os pacientes internados em hospitais brasileiros. Nos EUA e em países da Europa, o nível chega a 10%. A prevenção contra esse grave problema pode ser feita através de atitudes simples, como a correta higienização de instrumentos e utensílios médicos. Por isso, em hospitais de médio e grande porte, há um setor específico para isso

O processo de limpeza, esterilização e infecção envolve não apenas a remoção da sujeira, mas também a eliminação de todos os micro-organismos presentes no item a ser processado. Essa prática é adotada pelo menos desde o século IX a.C., quando Homero aponta o uso do Enxofre como desinfetante. Com o passar do tempo e o sucessivo desenvolvimento dos estudos sobre a microbiologia, metodologias foram adotadas técnicas contra as doenças infecciosas.

No Brasil, a primeira Central de Material e Esterilização foi implantada na década de 1940, no Hospital das Clínicas de São Paulo.

A CME é considerada como o setor mais importante de uma instituição de saúde, sendo chamada de “coração do setor”. Isso porque é a partir dela que todos os outros setores dão continuidade à assistência dos pacientes. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Mandaguari realiza treinamentos periodicamente com os profissionais ligados a esta área.

Fonte: Aperfeiçoamento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03