Assistência Social

Capacitação sobre Família Acolhedora alcança objetivos

Sexta-feira, 24 de agosto de 2018


Ouvir matéria

Foram três dias de intensa troca de experiências e muito aprendizado. Esta foi a conclusão a que chegaram os participantes da Capacitação para a Implantação do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora no município, realizado pela Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Poder Judiciário e que foi realizada na sede da Pastoral da Criança da Paróquia Bom Pastor.

A capacitação foi ministrada pela Associação Brasileira Terra dos Homens com sede na cidade Rio de Janeiro que ministrará a capacitação, através dos palestrantes Raum Batista e Marcy Gomes. O treinamento foi uma grande oportunidade para aquisição de conhecimentos técnicos por parte dos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos à Criança e Adolescentes.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora está inserido na Política Nacional de Assistência Social/PNAS-2004, no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC 2006) e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), alterado pela Lei nº 12.010/09. É uma modalidade de acolhimento destinado a crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal que sob medida judicial foram afastadas de suas famílias, proporcionando convivência familiar e comunitária evitando a institucionalização.

Uma família acolhedora deve ser uma família selecionada criteriosamente, capacitada e cadastrada, esta assume o papel de cuidado, proteção enquanto a família de origem recebe acompanhamento da equipe técnica até que seja viabilizada a sua reintegração familiar ou encaminhado para adoção. Também tem a responsabilidade de administrar as atividades cotidianas e rotineiras do(a) acolhido(a), levando-o à escola e ao atendimento de saúde, por exemplo, tudo sob supervisão de uma equipe técnica auxiliar, que deve dar suporte na obtenção destes atendimentos, preferencialmente na rede pública.

Fonte: Conhecimento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   16/04/2024 14:22:01