Saúde

Epidemiologia esclarece sobre vacina contra raiva

Terça-feira, 30 de outubro de 2018


Ouvir matéria

A polêmica em torno do atendimento de uma criança de 7 anos no PAM (Pronto Atendimento Municipal), após ser mordida de um cão, levou o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde a prestar alguns esclarecimentos para a mãe desta criança e divulgar com mais amplitude em todas unidades de saúde, as Normas Técnicas de Profilaxia da raiva humana (documento em anexo da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde).

No caso ocorrido esta semana, a criança havia sido mordida por animal conhecido e, nesse, caso existe um procedimento a ser seguido. Diante disso, segundo especialistas, em caso de mordida de cachorro, as atitudes a serem tomadas imediatamente são as seguintes:

 

ü Quando ocorre sangramento, lave o ferimento com água ou soro fisiológico e sabão, por 5 a 10 minutos, para limpar ao máximo a saliva e microrganismos presentes na boca do animal.

ü Vá imediatamente a um posto de saúde ou pronto socorro (em caso de lesão com sangramento e necessidade de curativo). É importante não realizar sutura em caso de mordida de animal, pois trata-se de ferida infectada. O que pode ser realizado é curativo ou uma aproximação das margens se o ferimento for muito extenso/profundo. Em seguida, um tratamento com antibióticos de amplo espectro deve ser iniciado (com prescrição médica), profiláticos contra infecções bacterianas secundárias, devido à presença de inúmeras bactérias na boca dos cães.

ü Verifique se o animal é observável (isto é, um animal conhecido, de família, vacinado) ou não (animal de rua, desaparecido ou morto). A informação mais importante é se é observável ou não, mas é fundamental saber se o animal está sadio ou doente. Os sintomas de raiva no cão são agressividade ou paralisia, salivação excessiva, mudanças de comportamento.

ü No caso de animal observável, sem suspeita de raiva no momento da agressão e acidentes LEVES (lambedura de pele com lesões superficiais e ferimentos superficiais pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros - exceto mãos e polpas digitais e planta dos pés), deve-se observar o animal por dez dias após a mordida. Se o animal continuar sadio, não há perigo. Se o animal morrer, desaparecer ou apresentar sintomas de raiva, devem ser aplicadas cinco doses de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28).

ü No caso de animal observável, sem suspeita de raiva no momento da agressão e acidentes GRAVES (ferimentos na cabeça, face, pescoço, mãos, polpas digitais e/ou planta do pé; ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo; lambedura de mucosas, lambedura de pele onde já existe lesão grave ou ferimento profundo causado por unha de animal), deve-se iniciar esquema profilático com duas doses de vacina no dia zero e dia 3 da mordida. Após, observar o animal por dez dias após a exposição. Se o animal permanecer sadio, não existe risco. Se o animal morrer, desaparecer ou apresentar sintomas de raiva, iniciar tratamento profilático com soro e terminar as cinco doses de vacina (a terceira entre o dia 7 e o dia 10, 14 e 28).

ü No caso de animal com suspeita de raiva no momento da agressão e acidentes LEVES, deve-se iniciar esquema profilático com duas doses de vacina no dia zero e dia 3 da exposição (mordida). Após, observar o animal por dez dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou apresentar sintomas de raiva, iniciar tratamento profilático com soro e terminar as cinco doses de vacina (a terceira entre o dia 7 e o dia 10, 14 e 28).

ü No caso de animal com suspeita de raiva no momento da agressão e acidentes GRAVES, deve-se iniciar esquema profilático com soro e cinco doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14 e 28. Observar o animal por dez dias após a exposição. Se o animal permanecer sadio, encerrar o caso. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso.

ü No caso de animal NÃO observável (desaparecido ou morto), deve ser realizado tratamento em CCI local com soro e vacina antirrábica em cinco doses nos dias 0, 3, 7, 14 e 28 da mordida (acidentes graves) ou apenas vacina em cinco doses nos dias 0, 3, 7, 14 e 28 da mordida (acidentes leves).

ü Vale a pena lembrar que, se a mordida for de um animal silvestre (morcego, raposa, etc), deve-se obrigatoriamente e imediatamente procurar um pronto socorro pois será imprescindível a administração de soro antirrábico e posteriormente vacina.

Fonte: Esclarecimento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03