Educação

Secretaria de Educao orienta sobre estacionamento irregular de veculos

Sexta-feira, 15 de março de 2019


Ouvir matéria

 

 A Secretaria de Educação, através da Diretoria de Transporte Escolar, solicita aos pais e responsáveis por alunos que obedeçam as leis de trânsito e não estacionem os veículos nas vagas destinadas a ônibus e vans em frente aos estabelecimentos de ensino. O desrespeito às normas está prejudicando o trabalho dos motoristas e causando riscos para as crianças.

O problema, segundo reclamação dos motoristas de ônibus e vans do município, se repete diariamente em todos os horários de entrada e saída dos alunos, nos períodos da manhã e tarde. “Todos os dias, nos horários de pico, nos deparamos com veículos estacionados na faixa exclusiva para embarque e desembarque dos alunos atendidos pelo transporte escolar. Há também os que param em fila dupla ou até mesmo deixam o carro no meio da rua, prejudicando muito nosso trabalho e causando riscos às crianças que precisam descer no meio da rua”, explica Paulo Sérgio de Oliveira, diretor de transporte escolar.

De acordo com os motoristas da rede municipal, o desrespeito ocorre em todas as escolas e CMEIs, porém os locais mais problemáticos são os CMEIs Mickey, Tio Patinhas, Dra Renata Hernandes e nas escolas Bom Pastor e Iolanda Cercal. O Código de Trânsito Brasileiro diz que estacionar em filas duplas ou nas calçadas é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na CNH, multa e remoção do veículo. “Estamos orientando para a educação no trânsito, mas o próximo passo será acionar a autoridade policial para as penas cabíveis”, afirma Oliveira.

 

Dicas de segurança para os motoristas:

Dê prioridade ao pedestre.

Nunca bloqueie o cruzamento.

Só estacione em locais permitidos.

Nunca pare em fila dupla e evite obstruir o tráfego.

Respeite a travessia dos alunos e não pare sobre a faixa de pedestres.

Transporte as crianças no banco de trás, usando o sistema de retenção apropriado para idade e tamanho.

Reduza a velocidade perto de escolas e locais com grande movimentação de pedestres.

 

 

 

Fonte: O desrespeito às normas está prejudicando o trabalho dos motoristas e causando riscos para as crianças.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03