Saúde

2 de Abril, Dia Mundial do Autismo

Quarta-feira, 03 de abril de 2019


Ouvir matéria

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Dezembro de 2007, com o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre essa doença, alertando a sociedade e governantes, ajudando a derrubar preconceitos e dando esclarecimento a todos sobre o mesmo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" – TEA, ou seja, é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:

• Maior ou menor limitação na comunicação, ou seja, linguagem verbal e/ ou não verbal; 
• Na interação social; 
• Comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

Além de fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, olha pouco para os olhos das pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada um.

O grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação (por exemplo, autistas de alto funcionamento, síndrome de Asperger) até aquelas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a sua vida. 

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos, e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

“Do lado de fora, olhando para dentro, você nunca poderá entendê-lo. Do lado de dentro, olhando para fora, você jamais conseguirá explicá-lo. Isso é autismo.” Autism Topics

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03