Meio Ambiente

Fora tarefa vai orientar ?acumuladores? sobre legislao ambiental

Terça-feira, 07 de maio de 2019


Ouvir matéria

As secretarias de Meio Ambiente, Saúde (Vigilância Sanitária), Fiscalização (Tributação) e Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari – Acaman se uniram para uma ação conjunta de orientação e conscientização sobre o trabalho de acumuladores de material reciclável, que agem em desacordo com a legislação e tem gerado reclamações por parte da comunidade.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Conte, muitas residências estão servindo como depósito de material reciclável trazendo um problema de saúde pública para Mandaguari. “Temos muitas queixas, geralmente de vizinhos, de moradores que armazenam entulho e todo tipo de material reciclável nas residências o que gera um sério problema de odor, de legislação e de saúde. Por isso, os agentes de endemias que estão diariamente em contato com os moradores irão relacionar essas residências e vamos convocar esse pessoal para uma reunião”.


O primeiro passo da força-tarefa será levantar os bairros, casas e moradores que acumulam e armazenam os materiais. Após o levantamento, que será realizado em toda a cidade, haverá uma reunião para explicar aos acumuladores que esse tipo de armazenamento é irregular. Eles terão um tempo para providenciar um local na área industrial para guardar o material, caso não cumpram a lei serão notificados e depois multados.


O secretário explica que a coleta, armazenamento e comercialização dos materiais não é ilegal. “A legislação permite desde que a pessoa colete o material e já destine adequadamente diariamente. A outra possibilidade é agir conforme e legislação determina, guardando o lixo reciclável em um barracão na área industrial, não pode ser em bairros residenciais, com alvará de funcionamento, alvará da vigilância sanitária e licença ambiental. Vamos instruir esses acumuladores a agirem conforme a lei e evitarem problemas”, finaliza Paulo Conte.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   17/04/2024 09:48:17