Governo

1 SIPAT far simulado de evacuao em escola nesta quarta

Terça-feira, 11 de junho de 2019


Ouvir matéria


Servidores municipais representantes de todas as secretarias da Prefeitura participam durante essa semana da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). As atividades ocorrem no Centro de Convenções até o dia 14 de junho.


Durante a abertura do evento, que é um marco para a cidade, a diretora de RH, Kelly Nascimento, falou sobre a alegria de ver um sonho sendo realizado. “Tivemos uma longa caminhada para hoje chegar até aqui, caminhada iniciada em 2014 com a proposta de implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que tem membros dedicados, reconhecimento dos funcionários e principalmente apoio do prefeito Romualdo Batista, que desde o primeiro momento incentivou a criação da CIPA. Essa é a nossa 1ª SIPAT que surge para nos fazer refletir sobre a saúde e a segurança do trabalhador”, comentou a precursora da SIPAT.


Organizada pela CIPA, formada por servidores municipais de carreira que representam as secretarias de Educação, Obras, Saúde e Planejamento, a SIPAT abordará através de palestras a importância do servidor em se precaver e utilizar os equipamentos de segurança para evitar acidentes.


O secretário de Planejamento, Hamilton Sampaio reforçou a preocupação da administração com seus servidores. “A administração tem uma preocupação muito forte com as pessoas. Vocês são nossas joias, nossos representantes para a população. Nossa segurança começa ao acordamos, ao nos deslocarmos até o trabalho, cumprir nossa missão e retornar às nossas casas seguros e com saúde. A CIPA surge para ajudar a garantir a segurança de vocês, para cobrar dos gestores o investimento em equipamentos de segurança e a administração cobrar de vocês o uso e manutenção desses equipamentos. O aprendizado aqui não pode ser só essa semana, precisamos nos preparar para trabalhar diariamente e nos cuidarmos para voltarmos 100% ao final da jornada para nossos lares. Uma semana produtiva para todos nós”, desejou Sampaio.


A primeira palestra da Semana foi proferida pelo analista pericial em engenharia de segurança do trabalho, do Ministério Público do Trabalho, Adam Fiori. “É um prazer ser convidado para essa Semana de Prevenção, constatar a preocupação do município com seus servidores e observar o cumprimentos das leis trabalhistas, que garantem a segurança do empregado. No Brasil temos 800 mil acidentes de trabalho registrados no ano. O número sem registro dever ser igual ou superior aos 800 mil, o que causa grande prejuízo ao trabalhador, à família, ao empregador e ao país. Precisamos reverter essa estatística e cuidar um dos outros. Mandaguari começou a fazer a sua parte. Parabéns”.


Participaram da abertura os vereadores Hudson Guimarães, Marta Serafini e Eron Barbiero, os secretários Leandro Garcia (Obras), Adenise Batista (Educação), Deise Vernillo (Saúde) e Roberto Almeida (Cultura e Esportes) e servidores de todas as secretarias municipais.


Na quarta-feira, às 8 horas, o tema da SIPAT será “DST´s e Alcoolismo” e às 14 horas, na Escola Francisco Romagnole Júnior ocorrerá Simulação de Evacuação de Área com apoio do Corpo de Bombeiros. Na quinta-feira, às 8 horas, a palestra é sobre direção defensiva e na sexta-feira, dia 14, às 8 horas, com palestra sobre EPI´s em ação e os riscos de não usá-los.


O presidente da CIPA, Márcio Roberto Lopes, convida os servidores para prosseguirem acompanhando as atividades. “Ao longo da semana teremos muita informação e muito aprendizado. Essa semana foi pensada para os servidores que merecem atenção e cuidados”.


 


 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03