Hábito da leitura amplia horizonte e fortalece o espírito crítico

Quarta-feira, 18 de setembro de 2019


Ouvir matéria

Os secretários municipais de Educação têm a “sublime” missão de construir “pilares sólidos” capazes de suportar a continuidade dos estudos das crianças. Foi o argumento principal usado pela coordenadora da Câmara Técnica da Educação, da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, para justificar a presença dodiretor Institucional da Editora Melhoramentos, Paulo Fávaro; do ator, sócio e diretor Institucional da LJS Distribuidor, Luciano Szafir; e do sócio e CEO da LJS, Sandro Lopes, na reunião mensal do colegiado. O encontro foi realizado nesta terça-feira (17) à tarde, na sede da Amusep, em Maringá.

 

Fávaro, Szafir e Lopes compareceram à reunião para apresentar os detalhes do Projeto Planeta Leitura. Com o objetivo de formar novos leitores, a partir do ingresso das crianças na escola, a iniciativa é composta por uma minibiblioteca, com acervo de oito obras, entregue aos estudantes; outra de nove livros, para os professores, além de cursos de formação, com atividades presenciais e a distância, para um conjunto de profissionais que ficarão responsáveis por serem os multiplicadores da metodologia para os demais colegas de magistério.

 

Exemplo de Singapura

 

Eles citaram a trajetória de Singapura que conseguiu promover uma “verdadeira revolução silenciosa”, por meio da Educação, pautada na formação dos professores e na leitura de bons livros didáticos e de literatura. Hoje, o país asiático ocupa o primeiro lugar no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), principal exame usado para medir a qualidade do ensino, aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Em contrapartida, o Brasil padece de indicadores “ínfimos”, como por exemplo, a média de menos de dois livros inteiros lido, durante um ano.

 

Para Szafir, que desde a primeira infância convive com a “fartura” de livros nas estantes da casa dos pais dele, o hábito da leitura é o caminho mais curto para se obter compreensão do mundo; para se estimular a imaginação; e aprimorar o raciocínio lógico. Fávaro destaca que a coleção de livros oferecida foi “rigorosamente” selecionada, por ano letivo, de acordo com a capacidade de interpretação dos alunos, e “criteriosamente” escolhida para proporcionar o desafio do conhecimento. Lopes acrescenta que os livros expandem os horizontes; enriquecem a cultura; conduzem a trilhas de descobertas; navegam por oceanos da fantasia; e fortalecem o espírito crítico das pessoas.

 

Histórico

 

Os convidados, também, fizeram um breve histórico das instituições envolvidas na execução do Projeto. A Editora Melhoramentos acumula uma experiência de 128 de existência. Reúne mais de 800 autores e, há mais de sete décadas, é parceria da Disney, no Brasil. O Instituto Singularidades, que aplica o curso de formação, foi fundado em 2001. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península, braço educacional ligado à Família Diniz, para ampliar e impactar as ações em âmbito da educação nacional. ALJS Distribuidor é responsável pela esfera operacional do Planeta Leitura. Os representantes da LJS, no Paraná, Adriano Gatto e Victor Rosada, também participaram do encontro.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 10:41:15