Prefeitura, Câmara e IBGE começam a programar Censo 2020

Terça-feira, 24 de setembro de 2019


Ouvir matéria

Representantes da Prefeitura de Mandaguari, vereadores e integrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram  para tratar das questões do censo demográfico que será realizado em 2020.

 

Os técnicos do IBGE Sérgio Ricardo da Silva e Cassius de Brito explicaram como serão os trabalhos para o levantamento e processamento de dados no município e pediram a colaboração dos poderes Executivo e Legislativo durante a ação deles em Mandaguari.

 

O prefeito Romualdo Batista abordou a questão sobre o censo demográfico e apresentou alguns números que demostram o aumento significativo da população de Mandaguari. O município apresentou aos técnicos do IBGE dados da Copel e da Sanepar, além disso apenas três das grandes empresas do município empregam mais de 5 mil pessoas e que também serve para mostrar o aumento considerável da população.

 

Para o município a estimativa apresentada pelo IBGE de 34 mil moradores não representa a quantia de habitantes, uma vez que no último Censo, realizado há dez anos já era 32.658 habitantes. Sérgio Silva explicou que os censos são feitos a cada 10 anos e também como é feita a estimativa de população que ocorre entre os censos e disse ainda que por se tratar de uma estimativa com base em alguns dados levantados no passado pode haver diferença no levantamento.

 

Para o técnico Brito, Mandaguari é referência para o IBGE por realizar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que auxilia nas estimativas do número da população, tendo em vista que muitos municípios do Paraná ainda não adotaram a prática.

 

Eles explicaram também a importância dos censores serem munícipes, por conhecerem melhor a região e assim conseguirem uma melhor cobertura do município. Em breve será aberto um processo seletivo para quem deseja trabalhar na coleta de dados.

 

Participaram da reunião todos os secretários municipais, o presidente da Câmara dos Vereadores, Hudson Efraim e os vereadores Eron Barbiero, João Jorge Marques, Jocelino Tavares, Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre, além do representante do Controle Interno, Edimilson Uriel.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03