Saúde promove qualificação da atenção básica para salvar vidas

Segunda-feira, 07 de outubro de 2019


Ouvir matéria

Através da Educação Permanente em Saúde (EPS), a Secretaria de Saúde de Mandaguari realizou recentemente a qualificação com o teme “Manobra de Heimlich” adulto e infantil, que consiste na reanimação cardiopulmonar e atendimento básico para situações de crise convulsiva, ministrada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

 

         O treinamento foi realizado nas dependência da Casa da Amizade (sede do Rotary Clube), num ação conjunta da Atenção Primária em Saúde/Atenção Básica e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, visando a qualificação das assistência realizada pelas equipa de Estratégia de Saúde da Família (ESF.

 

          Na oportunidade enfermeiro Marcio Roberto Lopes ministrou palestra sobre Estratificação Vulnerable Elders Survey (VES 13) no período da manhã. Já no período da tarde o mesmo assunto foi abordado pela enfermeira Alyne da Silva Maragno. Traduzindo o termo para o português seria uma “Pesquisa sobre Idosos Vulneráveis”. Atualmente o VES 13 está sendo aplicado pelos agentes comunitários de saúde, previamente treinados pelos enfermeiros de cada unidade. Segundo informação da Secretaria de Saúde, já foram estratificados pelo instrumento VES 13 quase 50% dos idosos do município.

 

         A proposta é de que o modelo de atenção ao idoso tenha como foco a identificação dos riscos potenciais, ou seja, monitorar a saúde ao invés da doença, direcionando os investimentos do sistema de saúde para uma intervenção precoce, o que aumenta a chance de reabilitação e na redução do impacto na funcionalidade.

         Diante disso, o procedimento visa a valorização do envelhecimento saudável, melhoria da capacidade funcional, prevenção de doenças, recuperação da saúde e das capacidades funcionais. Por isso, é prioritário utilizar esse conhecimento para efetuar a transição do modelo assistencial clínico para o atual, com ênfase na prevenção.

 

         HEIMLICH - A manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho. Esta manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico Henry Heimlich em 1974 que induz uma tosse artificial, que vai expelir o objeto da traqueia da vítima.

 

Uma pessoa sozinha consegue realizar a técnica correta e desobstruir a via aérea, posicionando suas mãos na região abdominal e exercendo uma pressão sobre o final do diafragma, comprimindo indiretamente a base dos pulmões e expelindo assim, o objeto causador da obstrução.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03