Saúde prepara Campanha contra Sífilis

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Mandaguari promoverá entre os dias 21 e 25 de outubro Campanha de Combate a Sífilis, que está inserida no calendário nacional. Este ano foram notificados oito casos da doença, envolvendo homens e mulheres.

 

Para reforçar a prevenção contra a doença, a Atenção Básica em conjunto com a Vigilância Epidemiológica realizará a Semana de Enfrentamento da Sífilis, com orientações e programação de testagem rápida que será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Sífilis

A sífilis é uma infecção causada por bactéria (treponema pallidum), e é infecto contagiosa de evolução crônica, transmitida por relação sexual com pessoa infectada que é chamada de sífilis adquirida, ou ainda transmitida para crianças durante a gestação ou parto, chamada de sífilis congênita. Quanto ao tempo de infecção ela se classifica em latente recente e latente tardia e, quanto as manifestações clínicas, ela se classifica em primária, secundária e terciária. Na sífilis primária, seu sinal é uma lesão indolor geralmente localizada nos órgãos genitais, sem prurido e indolor, por isso pode passar sem ser percebida.

 

Sem tratamento ela poderá evoluir para sífilis secundária apresentando sintomas como erupções na pele. Quando não tratada entre 15 a 25% dos casos poderão evoluir para sífilis terciária, com comprometimento neurológico e cardiológico. Quando a sífilis ocorre na gestação, é muito importante que a gestante receba a medicação e que seu parceiro faça o tratamento concomitantemente, pois na ausência de tratamento ou tratamento inadequado da sífilis na gestação, provoca sérias complicações para a criança, ocasionando a sífilis congênita.

 

Diagnóstico – Pela metodologia de testes rápidos o diagnóstico pode ser conhecido em menos de 30 minutos com apenas uma gota de sangue (punção digital). O tratamento para a doença é baseado na penicilina G benzatina, que está disponível em toda a rede de saúde pública. Não existe vacina para sífilis, por isso a importância em buscar o tratamento e, principalmente, seguir a medida preventiva que destaca o uso da camisinha.

 

PROGRAMAÇÃO NOS POSTOS

21/10/2019 - segunda-feira: Posto de Saúde do Esplanada

22/10/2019 – terça-feira: Posto de Saúde do Morumbi

23/10/2019 - quarta-feira: Posto de Saúde do Vila Vitória

24/10/2019 - quinta-feira: Posto de Saúde dos Cinco Conjuntos

25/10/2019 - sexta-feira: Posto de Saúde do Progresso

                                        Posto de Saúde Boa Vista

                                        Posto de Saúde Centro

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05