Projeto "Ler com Prazer" estimula leitura na rede municipal

Terça-feira, 22 de outubro de 2019


Ouvir matéria

Estimular o hábito da leitura com textos prazerosos para que, além de ler, o aluno aprenda a realizar este ato com prazer e significado. Este é o objetivo geral do projeto “Ler com prazer, torna-se um lazer”, implantado pela Secretaria de Educação para alunos do 3º ano da rede municipal de ensino de Mandaguari.

 

Iniciado em agosto último, o projeto está divido em várias etapas, com encerramento previsto para o mês de novembro, sob a orientação de sua idealizadora Cláudia Cristina Zanardo Mochi, coordenadora pedagógica dos terceiros anos. São objetivos específicos: reiterar a importância da leitura no dia a dia dos alunos; melhorar as habilidades de interpretação de texto; estimular hábitos de leitura; enriquecer o vocabulário e adquirir novos conhecimentos; desenvolver a capacidade de argumentação do estudante; e perceber a leitura como algo prazeroso, considerando-a como momento de lazer.

 

Em cada etapa do projeto o aluno é estimulado a ler através de um tema específico, que aborda desde composições literárias como a fábula, passando pela historia em quadrinhos, lendas, conto, poesia, trava língua e música folclórica.

 

SUSSURROFONE - A novidade é que as crianças durante as leituras, usam de uma forma lúdica, o sussurrofone. Este aparelho faz com que as crianças ouçam a própria voz em forma de sussurro, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras.

 

O projeto conta com a parceria da biblioteca pública, onde os alunos fazem suas carteirinhas para que possam levar para leitura livros, que serão lidos em casa e, de preferência, com a família.

 

A avaliação será realizada durante todo o processo de leitura, verificando as melhorias e avanços na aprendizagem.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03