Saúde inicia segunda etapa da campanha de vacina contra o Sarampo

Quinta-feira, 14 de novembro de 2019


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (18), a segunda etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo destinada para a faixa etária entre 20 e 29 anos. A campanha vai até o dia 30, quando será realizado o Dia D com a abertura de todas as Unidades Básicas, das 8h30 às 16 horas.

 

Apesar da segunda fase da campanha estar focada para os jovens, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Welligton Spinosa, explica que o importante é alcançar a meta proposta de 95% de coberta e imunizar a população. “Todas as pessoas que não tomaram a vacina podem procurar a UBS mais próxima de sua residência e se vacinar. Principalmente as crianças devem tomar a vacina e se proteger da doença que é muito contagiosa e traz muitos danos à saúde, inclusive podendo matar”.

 

SARAMPO

O Sarampo é uma doença infecciosa viral aguda, potencialmente grave, de transmissão aérea, extremamente contagiosa, com risco de complicações graves como panencefalite, meningite, miocardite, nefrite, pneumonites, entre outras.

 

Os primeiros sinais e sintomas são a febre alta (acima de 38,5ºC), tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos em mucosa oral). Cerca de dois a quatro dias depois do surgimento dos sintomas aparece a lesão característica do sarampo: o exantema cutâneo maculopapular. O exantema é de coloração vermelha, inicia-se na face, geralmente na região retroauricular, chegando ao auge 2 a 3 dias depois do seu início, quando se estende pelo tronco e membros; às vezes as lesões são confluentes, ou seja, tendem a convergir para a face e o tronco.

 

Para prevenir mantenha a carteira vacinal atualizada, a vacina é a principal forma de prevenção, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença, evitar aglomerações ou locais pouco ventilados,  cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir, utilizando lenço descartável ou a parte interna do braço, e não as mãos, lavar com frequência o rosto e as mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão do sarampo e não compartilhar copos, talheres, maquiagem e alimentos.

 

Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento com antibiótico é contraindicado, exceto se houver indicação médica devida à ocorrência de infecções secundárias. Em caso de suspeitas procure um médico.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03