Prefeituras e Governo do Estado recebem o plano da Metrópole Paraná Norte

Segunda-feira, 25 de novembro de 2019


Ouvir matéria

Durante evento realizado na última sexta-feira, 22, no auditório do Senac em Apucarana, o Governo do Paraná e os 15 municípios localizados nas regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, receberam o Plano da Metrópole Paraná Norte. O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente do município, Paulo Conte.

 

Com mais de 200 páginas, o plano contêm ações e diretrizes para atração de investimentos e desenvolvimento da região ao longo dos próximos 15 anos e foi entregue ao secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge e aos representantes dos municípios.

 

O plano, que é financiado pelo Banco Mundial, foi realizado ao longo de 19 meses, incluindo pesquisa e diagnóstico da região, com base em quatro eixos de principais: Socioterritorial, Meio Ambiente, Infraestrutura, Economia e Institucional. Durante este período o estudo contou com consultoria das empresas Cobrape e Urbtec e tem como objetivo apontar caminhos para a construção de cenários e visão de futuro para o desenvolvimento integrado da Metrópole Paraná Norte, que compreende 15 municípios: Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.

 

De acordo com o Governo do Estado, meta é promover desenvolvimento regional de forma distribuída e equânime. O eixo da Metrópole Paraná Norte que liga Mandaguaçu a Jataizinho, passando por Maringá, Apucarana e Londrina, desenvolveu-se ao redor da ferrovia e o plano aponta o Metrô Pé Vermelho (VLT) como uma possibilidade, um diferencial no que tange a locomoção.

 

Segundo o secretário de Planejamento do estado, “a partir de agora será criado um grupo gestor, que terá todo apoio do Governo Ratinho Júnior, pois estamos falando de uma região com alto dinamismo econômico e populacional, com vasto potencial de integração e evolução”, disse Valdemar Bernardo Jorge.

 

Os 15 municípios da Metrópole Paraná Norte tem cerca de 2 milhões de habitantes, representando 15% da população e já está ultrapassando os 14% do PIB do Paraná. Durante os 19 meses de trabalho, foram realizadas 20 reuniões técnicas, 21 oficinas participativas e 4 audiências públicas que reuniram mais de 700 pessoas – representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos federais, estaduais e municipais.

 

SERVIÇO

Para mais informações detalhadas sobre Plano de Ação e os relatórios sobre a região basta acessar o site: www.metropoleprnorte.com.br.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05