Número de casos suspeitos de dengue preocupa Secretaria de Saúde

Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020


Ouvir matéria

Números fornecidos pelo setor de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari informam que o município tem 57 notificações de suspeita de dengue, sendo 12 casos positivos, 11 negativos e 34 aguardando resultado.

 

O número de casos confirmados poderia ser considerado baixo e, por enquanto, não representaria uma epidemia da doença, mas segundo o diretor da Secretaria de Saúde, Adriano Rodrigues Borges “é preciso ficar atento porque os números mudam a cada semana e temos cidades bem próximas que estão em situação de epidemia, procurando cada um fazer sua parte e combater e eliminar os criadouros do mosquito em seus quintais”.

 

Segundo a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do Governo do Estado, o Paraná registra atualmente 102,08 casos de dengue autóctones por 100 mil habitantes, incidência que confirma situação de alerta de epidemia no Estado. O dado está no boletim que monitora a doença e foi divulgado no dia 4 último pela Secretaria Estadual da Saúde.

 

O boletim aponta 14.697 casos confirmados de dengue. São 3.815 a mais que no levantamento anterior, que apresentava 10.882. O aumento é de 35,06%. O total de casos notificados é de 49.464, registrados em 309 municípios do Paraná.  “Cerca de 90% dos focos estão nos quintais e pátios e nos ambientes internos das residências e das empresas privadas e públicas. Precisamos do apoio de todos nesta ação de remoção, pois o período de maior transmissão dengue ainda não chegou”, afirmou à agência o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

 

O índice infestação é calculado pela regra de três simples: divide-se o número de casos autóctones confirmados pelo número de habitantes e multiplica-se por 100 mil habitantes. No caso do Paraná são 11.585 casos autóctones e 11.348.937 milhões de habitantes, totalizando 102,08 casos por 100 mil habitantes.

 

MUNICÍPIOS – O boletim mostra que houve aumento, também, no número de municípios em situação de epidemia - eram 34 e agora são 50. Entraram para esta relação Indianópolis, Itaúna do Sul, Mirador, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Atalaia, Itaguajé, Nossa Senhora das Graças, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Uraí e Porecatu.

 

São 29 os municípios em situação de alerta para dengue, sendo que 15 entraram para a lista a partir do boletim desta terça-feira: Nova Aurora, Engenheiro Beltrão, Altônia, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Amaporã, Nova Londrina, Querência do Norte, Maringá, Nova Esperança, Sarandi, Andirá, Rancho Alegre, e Arapuã.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05