Risco de epidemia de dengue coloca Mandaguari e região em alerta

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020


Ouvir matéria

Maringá é a principal e maior cidade da região que congrega os municípios da 15ª Regional de Saúde. Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, o município passou de 1.200 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Isso significa que a Cidade Canção entrou em epidemia da doença, colocando em alerta todos os municípios vizinhos, entre eles Mandaguari.

 

O que chama mais atenção ainda para o problema é que duas mortes causadas pela doença no município já foram confirmadas este ano em Maringá. “Nós precisamos da mobilização de toda a sociedade, dos presidentes da associações de moradores para o combate ao mosquito, como já aconteceu nos jardins Madrid e Morumbi”, observa o diretor da Secretaria de Saúde, Adriano Rodrigues Borges, acrescentando que “a doença está matando pessoas ao nosso redor e que pode matar aqui também.

 

PARCERIA – Numa atitude elogiável, a Acaman – Associação dos catadores de Recicláveis de Mandaguari está à disposição para ajudar, como já ocorreu nos jardins Madrid e Morumbi nos dois últimos finais de semana.

 

CARNAVAL – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que a única orientação em relação à dengue direcionada ao período de carnaval é para que a população “mantenha a guarda e a atenção e colabore na eliminação dos criadouros; a dengue é transmitida pela picada do mosquito”, ressaltou o secretário da Saúde Beto Preto.

 

Cerca de 90% dos criadouros da dengue são removíveis e a recomendação para quem vai viajar no feriado de carnaval e ocupará imóveis que estavam fechados é para que faça uma verificação completa nos ralos, caixas d´água, recipientes de degelo das geladeiras, calhas e outros pontos que podem ter acumulado água e formado criadouro do mosquito da dengue.

 

DADOS – O boletim divulgado ontem pela Sesa aponta 26.692 casos confirmados de dengue no Estado, com 23 óbitos. O monitoramento que teve início de 28 de julho de 2019.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03