Prefeitura inicia manejo da arborização pública

Quinta-feira, 05 de março de 2020


Ouvir matéria

Num trabalho coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, a Prefeitura de Mandaguari deu início ao manejo da arborização pública da área urbana do município. Uma empresa foi contratada através de licitação para a realização destes serviços. Segundo o secretário Paulo Conte, “a empresa iniciou o manejo arborização pública, com prioridade para os serviços de corte já compensados no município”.

 

Estão incluídos nos serviços a serem prestados execução de poda de árvores de até 6 metros, além da limpeza de brotos, condução e estabilização de altura com risco de rompimento de cabos telefônicos em toda área urbana. A licitação inclui ainda o transporte e destinação de material lenhoso acima de 20 centímetros de diâmetro em local indicado pelo município.

 

No caso da árvores acima de 6 metros, será efetuada a remoção de galhos e ramos secos, pontos de obstrução de iluminação, em caso de risco de interrupção de energia elétrica, de risco para edificações residenciais e comerciais e de trânsito de veículos de grande porte (caminhões e ônibus).

 

O contrato contempla também a remoção de árvores acima de 6 metros, com transporte e destinação do material lenhoso acima de 20 centímetros de diâmetro em local indicado pela Prefeitura.

 

Está prevista ainda a execução de desbaste mecânico de tocos de 20 centímetros de altura e acima de 40 centímetros de diâmetro.

 

MURTA – Serão realizados serviços de manutenção/estabilização de altura em árvores de até 4 metros e abaixo dos cabos telefônicos e efetuada a erradicação da Murta (Murraya paniculata), que foi regulamentada através do Decreto 422/2017, que determina a posterior compensação ambiental, normatizando leis estadual e municipal já existentes. O objetivo é erradicar a planta, hospedeira de um inseto vetor de uma praga altamente devastadora de plantas cítricas.

 

A planta, originária de países como China, Índia, Austrália e ilhas do Pacífico, também é conhecida como Jasmim Laranjeira ou Dama da Noite e difundiu-se no Brasil como arborização urbana e também na jardinagem, como a formação de cercas vivas. O problema é que ela é hospedeira do inseto vetor Psilídeo, transmissor da praga denominada “greening”, altamente devastadora de plantas cítricas como laranjais, pés de limão, poncã, mexerica, entre outras.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   18/04/2024 16:11:05