Coronavírus: saúde vai promover mudanças no atendimento a partir de segunda-feira (23)

Sexta-feira, 20 de março de 2020


Ouvir matéria

Esta semana a secretária de Saúde do município de Mandaguari, Deise Vernillo, a equipe de profissionais da pasta, o Conselho Municipal de Saúde e o comitê de contingenciamento criado para o enfrentamento do coronavírus (Conid-19), analisaram toda a situação e estão anunciando medidas que vão alterar o atendimento na rede municipal de atenção básica.

 

Uma portaria da Secretaria de Saúde será publicada para a oficialização destas medidas, que visam garantir o melhor atendimento possível às pessoas com síndromes respiratórias e com suspeita de coronavírus, que terão atendimento especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade, ao lado da Secretaria de Saúde. Tendas serão montadas para garantir que estes pacientes não frequentem o ambiente fechado da unidade.

 

“Desta forma, pacientes com suspeita de coronavírus serão atendidos e encaminhados para salas de isolamento respiratório dentro das unidades, evitando o contágio local entre os pacientes”, afirmou a secretária. Durante a semana, tanto a secretária quanto o prefeito Romualdo Batista, concederam entrevistas à imprensa local e regional, fazendo os primeiros esclarecimentos a respeito do assunto, além de anunciar as primeira mudanças.

 

As consultas agendadas com antecedência (eletivas), estão todas canceladas, abrangendo também pacientes que tinham consultas agendadas em Maringá, que não terão transporte e nem atendimento. Por outro lado, os vinte médicos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMUSEP (Cisamusep) cancelaram atendimentos. Isso significa que não haverá profissionais suficientes para atender a demanda da região de Maringá, composta por 29 municípios que todos os dias enviam pacientes para a cidade sede da entidade.

 

 

MUDANÇAS

As primeiras mudanças anunciadas envolvem a estrutura física que está sendo montada para o atendimento especial neste período de pandemia da doença.

 

A UBS do centro da cidade, localizada ao lado da Secretaria de Saúde, está sendo preparada para atender pacientes com as chamadas síndromes respiratórias e os casos suspeitos de coronavírus.

 

Já a unidades da Vila Vitória e Jardim Progresso estarão realizando apenas o expediente interno, especificamente com a triagem de pacientes da rede pública.

 

As gestantes terão a UBS Jardim Morumbi para o atendimento exclusivo.

 

A UBS do Jardim Esplanada terá atendimento exclusivo de pediatra e somente no período da manhã.

 

As consultas de rotina serão feitas nas unidades do Boa Vista e Cinco Conjuntos.

 

Com estas mudanças nas unidades der saúde, o Pronto Atendimento (PAM) terá atendimento apenas para os casos de urgência e emergência. A secretaria comunica ainda que tendas instaladas nas proximidades de todas as UBS, como objetivo de atender para atender pacientes e proceder as triagens necessárias.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   17/04/2024 09:48:17