Amusep é a primeira no País a fechar o comércio nas 30 cidades da região

Sexta-feira, 20 de março de 2020


Ouvir matéria

As portas dos comércios das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) vão permanecer fechadas, pelo menos, nos próximos sete dias. De forma unânime e pioneira, os prefeitos decretaram a paralisação da atividade comercial como forma de prevenir o surgimento de casos do coronavírus na região. “Maringá liderou o movimento e todos os demais prefeitos entenderam o quanto é importante restringir o trânsito de pessoas para salvar vidas e evitar o surgimento de casos” destaca o presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão.

 

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a região da Amusep dá mais uma demonstração para o País do quanto é importante trabalhar de forma conjunta. “Saímos na frente. São decisões drásticas; todas pensadas na preservação de vidas. Queremos ter menos pessoas doentes e menos mortes em nossa região”, ressalta. Ele acrescenta que as medidas adotadas seguem o modelo de localidades da Itália, onde houve contenção no avanço do número de casos e na redução no registro de pacientes que apresentam agravamento do quadro clínico e morrem.

 

Alerta

Os 30 municípios permanecem em estado de emergência e os comitês de enfrentamento em alerta. Novas medidas podem ser anunciadas a qualquer momento. Também há a mobilização dos prefeitos para buscar recursos, equipamentos e materiais para proporcionar condições de trabalho à equipe médica e aos profissionais da Saúde e oferecer ambientes próprios para o atendimento aos pacientes.

 

Isolamento

Em um primeiro momento, os municípios interromperam as aulas nas escolas municipais e o atendimento nos centros de Educação Infantil (CMEIs). Também cessaram as atividades realizadas pelas prefeituras, direcionadas às crianças e aos idosos. “O desencadear das medidas foi necessário para que a parcela da população mais sensível à contaminação com o Covid-19 permaneça em casa. O isolamento é a forma mais eficaz para proteger as pessoas da doença”, destaca o presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   19/04/2024 13:00:38