DENGUE: fumacê será aplicado somente em Maringá

Quarta-feira, 01 de abril de 2020


Ouvir matéria

A pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti, conhecida como "fumacê", será efetuada somente em Maringá, segundo informações repassadas pela 15ª Regional de Saúde de Maringá ao diretor da Secretária de Saúde de Mandaguari, médico veterinário Adriano Rodrigues Borges.

 

De acordo com o diretor, “a população e também vereadores estão cobrando o uso do fumacê em nossa cidade, mas foi expedida uma nota esta semana dando conta de que não teremos veneno para os municípios menores”. Ainda de acordo com Borges, “o Ministério da Saúde disponibilizou poucos litros deste novo inseticida para o Paraná que, por sua vez, dividiu para as regionais de saúde. A nossa regional recebeu apenas mil litros do veneno, cujo total, de acordo com decisão da direção da 15ª Regional de Saúde, será destinado somente para Maringá, por ser a maior cidade da região e pelo número de casos registrados”.

 

Apesar de Maringá e outros municípios estarem com alto risco de infestação de dengue, o fumacê não foi iniciado antes porque era preciso esperar a chegada de um novo inseticida. O inseticida que vinha sendo utilizado era o Malathion, mas o Ministério da Saúde decidiu suspender a utilização em 2019 porque constatou que o produto não estava mais sendo eficaz contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

 

MANDAGUARI – Diante desta nova informação, em Mandaguari e outros municípios menores, o controle principal continuará sendo eliminar os focos nas residências para acabar com o Aedes aegypti.

 

“Temos que ficar cientes que vão vamos ter o fumacê no município, apenas cidade sede da regional, que é Maringá, terá este tipo de ação. Os demais municípios da região vão continuar o trabalho de campo de eliminação de focos, com o controle manual para poder combater o mosquito”, concluiu Borges.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03