Cenário epidêmico de dengue poderia ser pior em Mandaguari

Sexta-feira, 24 de abril de 2020


Ouvir matéria

Em setembro do ano passado 88 municípios paranaense já estavam em epidemia de dengue no Paraná, segundo Boletim Epidemiológico divulgado naquela mês pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No começo deste ano, boa parte dos 30 municípios pertencentes à 15ª Regional de Saúde de Maringá, também já estavam entrando em epidemia.

         Nesse período, o município de Mandaguari, manteve-se com número baixos, chegando ao patamar de epidemia somente no começo de abril de 2020. “Isso só aconteceu graças ao bom trabalho da Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, dos Agente de Combate a Endemias (ACEs), com apoio de outras secretaria do município e, em especial da colaboração da maioria da população”, observa o diretor da Secretaria de Saúde, Adriano Rodrigues Borges, acrescentando que “há a mais de vinte dias, trinta Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), estão diretamente no campo também no combate à dengue”.

 

         De acordo com o último boletim da Sesa, Mandaguari tem hoje 311 casos confirmados da doença, com 360 notificações. Municípios do mesmo porte estão registrado o dobro e até o triplo de casos de dengue. Segundo o documento, a 15ª Regional de Saúde tem hoje 18.142 casos confirmados, a maioria deles em Maringá (4.048). O total de Mandaguari representa menos de 2% do total de toda região. Ainda de acordo com a Sesa, nos 30 municípios foram registrados 21 óbitos e nenhum em Mandaguari.

 

         Para se ter uma ideia, nos dois primeiros boletins de janeiro, Mandaguari não aparecia nas estatísticas da dengue da Sesa. Os dois primeiros casos confirmados somente apareceram no boletim do dia 21 de janeiro. O município passou os meses de fevereiro e março, com sinal verde, ou seja, sob controle, mesmo com vários municípios próximos estando em epidemia há meses.

 

         TRABALHO – No início de abril as equipes de Endemias da Secretaria de Saúde do Município de Mandaguari retomam as visitas às residências e empresas, objetivando também intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As visitas são realizadas atendendo algumas restrições recomendadas pelo Ministério da Saúde. O pedido da saúde é para que as pessoas recebam as equipes, que estão tomando cuidados necessários para preservar moradores que estão em casa em isolamento social.

 

COMBATE – Por outro lado, a Secretaria de Saúde, está fiscalizando e recebendo denúncias de locais que há anos acumulam toneladas de lixo e entulhos sem fins específicos que se tornam criadouros não só de mosquitos, mas também de ratos, baratas e diversos insetos.

 

Juntamente com a Secretaria de Obras e a Acaman (Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari), com apoio do Ministério Público, o município vem realizando a limpeza de acumuladores de lixo (reciclável ou não) e entulhos. A ação acontece a partir de várias reclamações da comunidade sobre casas que poderiam trazer danos à saúde pública.

 

A recomendação aos acumuladores para que vendam ou entreguem este material na Acaman ou em outras cooperativas ou empresas que trabalham com reciclagem, porque no caso da retirada por parte do Poder Público, aos acumuladores não recebem nenhum tipo de pagamento. Nos últimos dias muitas denúncias estão sendo registradas na Vigilância em Saúde e o trabalho vai ser mantido até que todos os locais sejam vistoriados.

 

         EM CASA – O apelo da secretaria é para que as pessoas que estão necessitando ficar em casa por conta da pandemia de coronavírus, devem procurar manter seus quintais limpos e sem focos do mosquito.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Última Atualização do site:   27/03/2024 11:09:03